Estes autores americanos procuraram investigar se o Tai chi, como um complemento ao tratamento padrão, melhora a capacidade funcional e a qualidade de vida de pacientes com insuficiência cardíaca (IC). Eles conduziram um ensaio clínico randomizado de grupo único-cego, em diversos lugares e paralelamente, incluindo 100 pacientes ambulatoriais com IC sistólica (New York Heart Association, classe I-III, fração de ejeção ventricular esquerda 40%). Foi conduzido um programa de exercícios de Tai chi de 12 semanas em grupos (n = 50) ou o ensino de combinação do tempo (n = 50, grupo de controle). Medidas de resultados incluíram capacidade para exercícios (teste de caminhada de 6 minutos e pico de consumo de oxigênio) e qualidade de vida específica para a doença (Minnesota Living With Heart Failure Questionnaire – Questionário Vivendo com Insuficiência Cardíaca de Minnesota).
Eles descobriram que: “A idade média dos pacientes era de 67 anos; os valores de referência foram fração de ejeção do ventrículo esquerdo, 29% e pico de consumo de oxigênio, 13,5 mL/kg/min; a classe média de IC da New York Heart Association foi a classe II. Na conclusão do estudo, não havia diferenças significativas na mudança da caminhada de 6 minutos de distância e o pico de consumo de oxigênio quando comparados nos grupos de Tai chi e controle; entretanto, os pacientes no grupo do Tai chi tiveram maiores melhorias na qualidade de vida (Minnesota Living With Heart Failure Questionnaire, -19 contra 1). Melhorias com o Tai chi também foram percebidas nos exercícios de auto-eficácia (Cardiac Exercise Self-efficacy Instrument – Instrumento de Auto-eficácia dos Exercícios Cardíacos, 0,1 contra -0,3) e humor (Profile of Mood States – Perfil dos Estados de Humor, perturbação do humor total, -6 contra -1)."
Os autores concluíram que: “O Tai chi pode melhorar a qualidade de vida, humor, e a auto-eficácia dos exercícios em pacientes com IC.”
O Tai chi parece melhorar a qualidade de vida e saúde mental mesmo que não melhore a insuficiência cardíaca em si.
Para o artigo completo, clique aqui.
Arch Intern Med 171(8):750-757, 25 de abril de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Tai Chi Exercise in Patients With Chronic Heart Failure-A Randomized Clinical Trial. Gloria Y. Yeh, Ellen P. McCarthy, Peter M. Wayne, et al. Correspondência para Dr. Yeh: gyeh@bidmc.harvard.edu
Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: tai chi, insuficiência cardíaca, exercício, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 10 de maio de 2011