O Estado do Espírito Santo lançou, dia 14 de novembro, o programa Qualifica-APS, que prevê o provimento de profissionais de saúde para a APS no estado e conta com um curso de especialização em MFC, que poderá habilitar os egressos a realizarem a prova de título de especialista em MFC, e com a implantação de um programa de residência em MFC e multiprofissional, de caráter descentralizado no estado.
O evento teve o intuído de acolher os profissionais que irão iniciar as atividades na ESF. O evento contou com a presença do governador do estado, Renato Casagrande, da Secretaria de APS do Ministério da Saúde, mostrando um sinergismo nas ações do estado e do ministério, o que foi destacado em várias falas. A SBMFC deseja muito sucesso à iniciativa e se coloca à disposição para apoiar tecnicamente o projeto no que for necessário.
“Nosso desejo, enquanto Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade (ACMFC), é que os médicos que iniciam hoje o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Clínicas em MFC no Qualifica-APS/Espírito Santo, ao final do curso e cumprindo o tempo de atuação preconizado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Associação Médica Brasileira (AMB), estejam aptos do ponto de vista teórico-prático a realizar a prova de título da SBMFC e se tornem especialistas em Medicina de Família e Comunidade. Acreditamos que com o movimento de titulação que está por vir e o fortalecimento das residências em Medicina de Família no Espírito Santo possamos formar os médicos de família que a população Capixaba e o Brasil necessitam”, explica Diego Brandão, presidente da ACMFC.
Confira a carta de boas-vindas produzida pela ACMFC aos profissionais que farão parte do programa:
Carta de boas vindas aos profissionais do Qualifica-APS/Espírito Santo