1 de outubro de 2026

Ciência em MFC: artigos recém publicados na Sexuality Research and Social Policy, The Lancet e RBEM


A Medicina de Família e Comunidade está em diálogo permanente com os desafios da Atenção Primária à Saúde, dos territórios e das diferentes necessidades de saúde da população. A produção e a disseminação de conhecimento a partir dessas experiências contribuem para ampliar o debate, fortalecer a especialidade e aprimorar as práticas de cuidado.

Confira algumas das publicações científicas mais recentes que trazem contribuições para a MFC, a APS, a formação profissional e a saúde da população.

Primary Care Physicians’ Perceptions of Transgender Health Care: Training Gaps and Challenges for Equitable Practice 

Publicação: Sexuality Research and Social Policy

Sobre o artigo: A atenção à saúde de pessoas trans na atenção primária à saúde ainda é marcada por desigualdades persistentes, apesar da existência de políticas e diretrizes voltadas à promoção da equidade. Lacunas na formação médica e a incorporação limitada dessas diretrizes à prática cotidiana podem comprometer a qualidade da assistência prestada.

Autoria: Euclides Colaço Melo dos Passos, Maria Inez Padula Anderson, Otávio Augusto Fernandes Marques Bianco e Rui Nunes

Referência: COLAÇO MELO DOS PASSOS, Euclides; PADULA ANDERSON, Maria Inez; FERNANDES MARQUES BIANCO, Otávio Augusto; NUNES, Rui. Primary Care Physicians’ Perceptions of Transgender Health Care: Training Gaps and Challenges for Equitable Practice. Sexuality Research and Social Policy, 2026. DOI: 10.1007/s13178-026-01411-9

Link de acesso: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s13178-026-01411-9.pdf

 

Prison health as longitudinal care: lessons from Brazil

Publicação: The Lancet 

Sobre 0 artigo: O World Report de Talha Burki ilustra de forma contundente que a saúde no sistema prisional é moldada por necessidades complexas e sobrepostas, como multimorbidade, sofrimento psíquico, uso de substâncias, envelhecimento precoce e acesso fragilizado aos cuidados de saúde. No Brasil, país que abriga a terceira maior população prisional do mundo, estimada em 850 mil pessoas em 2024, reconhecemos esse cenário e abordamos um aspecto que permanece pouco explorado no World Report: as prisões como territórios de cuidado longitudinal.

Autoria: Ana Paula de Melo Dias,  Raquel Ferreira,  Andreia Beatriz Silva dos Santos, Jorge Esteves Teixeira Junior e  Sandro Rogério Rodrigues Batista 

Referência: Dias A, Ferreira R, Santos A et al. Prison health as longitudinal care: lessons from Brazil. The Lancet, 408, 1168-1169 

Link de acesso: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(26)01585-0/fulltext

 

Transformando qualidade de vida e formação de residentes com um grupo autogerido

Publicação:Revista Brasileira de Educação Médica

Sobre o artigo: O Sistema Único de Saúde (SUS) se configura como campo de prática para o ensino em saúde baseado na educação permanente. As residências mesclam elementos assistenciais e formativos, e, apesar de regulamentação já estabelecida, enfrentam desafios e inadequações que impactam a qualidade de vida, como as altas taxas de síndrome de burnout em médicos residentes. Para mitigar os aspectos negativos em saúde mental no contexto da residência, foi desenvolvida uma estratégia em um programa de medicina de família e comunidade (MFC) denominada grupo autogerido, construído em espaço protegido para residentes.

Autoria:  Luiza Gomes Dantas Gurgel, Rubens Cavalcanti Freire da Silva e Isabel Brandão Correia 

Referência: GURGEL, Luiza Gomes Dantas; SILVA, Rubens Cavalcanti Freire da; CORREIA, Isabel Brandão. Transformando qualidade de vida e formação de residentes com um grupo autogerido. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 50, supl. 1, 2026, eSupl29. DOI: 10.1590/1981-5271v50.supl.1-20260100.

Link de acesso: https://www.scielo.br/j/rbem/a/xC5bKMwQyKtnNqRmJ7rFKJG/?lang=pt