A Comissão Eleitoral, no exercício de suas atribuições regimentais e estatutárias, torna público o presente edital de homologação em seguimento ao processo eleitoral para escolha da nova Diretoria da SBMFC – Gestão 2026/2028.
A Comissão Eleitoral informa a todas as pessoas associadas à SBMFC que no período destinado ao recebimento de inscrições de chapas, compreendido entre os dias 06/04/2026 e 08/05/2026, foram recebidas duas inscrições.
A primeira inscrição foi recebida no dia 27/04/2026, às 16h25, por chapa que indicou como candidata à presidência da SBMFC a associada ANDREA TABORDA RIBAS DA CUNHA.
Realizada a análise da documentação encaminhada ao e-mail da Comissão Eleitoral, restou verificado que todos os integrantes da chapa preenchem de forma integral os requisitos regimentais e estatutários de elegibilidade. Assim sendo, está HOMOLOGADA a candidatura da capa cuja candidata à presidência é a associada ANDREA TABORDA RIBAS DA CUNHA.
A segunda inscrição foi recebida no dia 08/05/2026 às 21h38, por chapa que indicou como candidato à presidência da SBMFC o associado CARLOS EUGÊNIO MACHADO CAMACHO. Realizada a análise da documentação encaminhada ao e-mail da Comissão Eleitoral, restou verificado que os integrantes da chapa indicados para os cargos de: (i) Diretor Administrativo e Financeiro; (ii) Diretor do Departamento de Especialização; e (iii) Diretor de Exercício Profissional e Mercado de Trabalho, não possuem dois anos como associados titulados. A seguir as datas de titulação dos respectivos candidatos:
|
Diretoria |
Data da titulação como MFC |
|
Diretor Administrativo e Financeiro |
08/12/2024 (17 meses como titulado) |
|
Diretor do Departamento de Especialização |
07/03/2025 (14 meses como titulado) |
|
Diretor de Exercício Profissional e Mercado de Trabalho |
06/11/2025 (6 meses como titulado) |
Nos termos do Artigo 20º, Parágrafo Único, do estatuto da SBMFC, é requisito de elegibilidade a admissão como associado titulado por período mínimo de 2 (dois) anos.
Ainda, nos termos do art. 11, V, do Regimento Eleitoral, é condição de elegibilidade dos postulantes aos cargos diretivos da SBMFC a não violação das determinações estatutárias.
Nesse sentido, verificado o não preenchimento integral dos critérios de elegibilidade exigidos pelo Estatuto Social da SBMFC e pelo Regimento Eleitoral, a candidatura, cujo candidato à presidência é o associado CARLOS EUGÊNIO MACHADO CAMACHO, está INDEFERIDA, nos termos do art. 11, Parágrafo Único, do Regimento Eleitoral.
Em anexo a este edital seguem as nominatas completas das duas candidaturas recebidas. Clique para conferir.
A Comissão Eleitoral reitera às pessoas associadas da SBMFC que o período de votação ocorrerá entre os dias 15 e 21/06/2026 na área restrita dos associados no site da SBMFC, conforme calendário eleitoral publicado em 6 de abril 2026, disponível no link: https://sbmfc.org.br/noticias/convocacao-eleicoes-2026-2028/








