A Associação Médica Brasileira (AMB) celebra, em 2026, 75 anos de fundação. Entre as atividades comemorativas, uma solenidade foi realizada no dia 4 de maio, na Sala São Paulo, na capital paulista, reunindo autoridades, lideranças médicas, representantes do poder público e dirigentes de entidades da saúde. A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) esteve representada pelo presidente, Fabiano Guimarães, e pela vice-presidente, Zeliete Zambon.
Atualmente, por meio de 54 sociedades de especialidades e 27 associações estaduais, a AMB representa milhares de médicos em todo o Brasil, atuando na elaboração de diretrizes clínicas, na certificação de especialistas e na promoção da educação médica continuada.
Como marco das celebrações, foi lançado o livro comemorativo “AMB – Passado, Presente e Futuro”, que reúne registros históricos, depoimentos e reflexões sobre a trajetória da entidade. Entre os temas abordados está o trabalho do CEM Covid-19 (Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19) criado em 2020, durante a pandemia do coronavírus. A SBMFC esteve entre as entidades participantes, atuando ativamente na produção de boletins técnico-científicos sobre a doença. Saiba mais em CEM Covid-19 da AMB.
“A Medicina de Família e Comunidade foi uma das especialidades mais atuantes no CEM Covid-19, que tinha como objetivo oferecer informações objetivas e baseadas em evidências sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid-19, além de combater fake news que circulavam naquele período. A SBMFC teve papel protagonista nas discussões realizadas semanalmente ao longo de um ano, contribuindo para definir os conteúdos divulgados à população. Paralelamente, a entidade também promoveu orientações em suas redes sociais e participou ativamente da imprensa, concedendo entrevistas voltadas ao público leigo sobre formas de prevenção e esclarecendo informações sem embasamento científico, que prejudicavam a adesão às medidas corretas de cuidado e favoreciam a propagação do vírus”, destacou Zeliete.
Segundo ela, a atuação do CEM Covid 19 foi fundamental para ampliar a segurança da população em um momento de incertezas. “À medida que a AMB e as sociedades de especialidades passaram a divulgar informações fundamentadas na ciência, a população começou a encontrar referências confiáveis sobre a Covid-19, o que ajudou a reduzir inseguranças e desinformação”, afirmou.
Além de sua atuação na SBMFC, Zeliete também integra a Comissão de Trabalho da Mulher Médica da AMB. No âmbito da comissão, participou de uma pesquisa qualitativa sobre a trajetória profissional de médicas brasileiras, abordando temas como assistência, gestão e liderança. O estudo, realizado com 25 médicas, irá compor uma análise sobre a demografia da mulher médica no Brasil, incluindo questões relacionadas à maternidade, atuação em uma sociedade patriarcal, disparidade salarial em relação aos homens e o crescimento da presença feminina na Medicina. A comissão também desenvolve ações de incentivo para ampliar a participação de mulheres em cargos de liderança nas sociedades de especialidades médicas.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da AMB
Crédito foto capa: AMB








