A SBMFC, juntamente à ABEFACO e demais entidades, participou do Encontro com Especialistas sobre a Importância do Pré-natal na Atenção Primária à Saúde, organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Fernandes Figueira (IFF).
Durante a atividade, foi lançado o curso Cuidado Pré-natal a APS Curso de Aperfeiçoamento, com carga horária de 180 horas, direcionado aos profissionais da medicina e enfermagem que atuam em Unidades Básicas de Saúde ou Equipes multiprofissionais. As inscrições estão abertas, disponíveis no site: https://ead.iff.fiocruz.br/.
Participaram da atividade, os seguintes especialistas:
- Olívia Lucena de Medeiros, Diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Integral (DGCI/SAPS/MS);
- José Eudes Barroso Vieira, Diretor do Departamento de Saúde da Família (DESF/SAPS/MS);
- Mariana Seabra, Coordenadora Geral de Atenção à Saúde das Mulheres (CGESMU/DGCI/SAPS/MS);
- Maria Gomes, Coordenadora de Ações Nacionais e de Cooperação (CANC/IFF/Fiocruz);
- Luciana de Souza, Coordenadora Pedagógica do Curso Cuidado Pré-natal na Atenção Primária à Saúde (CPNAPS);
- Renata Barros, Presidenta da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO);
- Fabiano Gonçalves Guimarães, Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).
Na ocasião, Fabiano Guimarães, presidente da SBMFC , reforçou a importância da territorialidade no procedimento que é um dos mais complexos na APS porque concentra os elementos centrais da nossa prática e é importante lembrar que ele não começa na confirmação da gestação e não se encerra com o parto, sendo uma trajetória contínua. Assista:
Sobre a importância das equipes, Fabiano indica o papel fundamental do cuidado integral realizado pelos enfemeiros(as) de família e comunidade, assim como os(as) MFCs, pois os cuidados durante o pré-natal não devem ser dispensados apenas à gestante, mas também para a família, além de demais fatores, como problemas crônicos, entre outros. Confira:
A participação da SBMFC em encontros e a integração com entidades como ABEFACO, Fiocruz e Ministério da Saúde na construção dos processos, como o de pré-natal, auxilia em uma avaliação mais criteriosa, já que existe a necessidade de fortalecimento desse processo dentro da APS, com foco na redução da mortalidade materno infantil.
O encontro completo está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=TTYmdvJr-9U&t=1129s.








