Para facilitar o preenchimento da inscrição da 37ª edição da Prova para obtenção de Título de Especialista em Medicina de família e comunidade (37º TEMFC), confira as dúvidas mais recorrentes para que sua experiência como candidat0(a), seja a melhor possível.
O edital está publicado na página Concurso Atual, com todos os prazos, além dos requisitos necessários para a participação.
Dúvidas mais frequentes sobre a prova
Quem pode fazer a prova?
Todos os requisitos para a prova estão disponíveis no edital publicado na página: https://sbmfc.org.br/concurso-atual/.
Qual o dia e horário da prova?
A prova da 37a edição do TEMFC será dia 19 de abril de 2026.
A prova será em qual formato?
A prova será realizada apenas em formato online.
Além da SBMFC, posso buscar outras fontes de informações sobre a prova?
A prova é única e exclusivamente aplicada pela SBMFC, com autorização da Associação Médica Brasileira (AMB), que fornece as informações oficiais sobre o processo de titulação, além da aplicação da prova. Quaisquer informações que não constem em nosso site OFICIAL não são válidas, sendo responsabilidade do Candidato o acompanhamento dos prazos e a leitura atenta ao edital.
Quem é Pessoa Associada da SBMFC, tem desconto na prova?
Sim, toda Pessoa Associada à SBMFC tem direito a desconto na prova, desde que se observe a data de Associação junto a SBMFC.
Me associando hoje, quanto pagarei de Taxa Associativa?
O valor vigente para Médicos Formados que se associam entre Julho e Dezembro de 2025, é de R$240,00 permitindo que o candidato esteja adimplente até o dia 31/12/2025. sendo gerada em janeiro de 2026 a taxa associativa válida de Janeiro a Dezembro de 2026.
Pré-teste
Se eu não fizer o pré-teste, posso fazer a prova?
Não, é obrigatória a realização e aprovação no pré-teste para a realização da prova. O período de pré-teste da edição vigente é entre 24/02/2026 e 15/04/2026. Para agendar, acione a empresa responsável pela aplicação da prova.
Não recebi o manual do candidato, o que eu faço?
Primeiro, verifique se sua inscrição foi homologada, se o e-mail cadastrado está correto e verifique sua caixa de SPAM, caso não tenha recebido o e-mail, mesmo estando homologado, será necessário entrar em contato com a EDUCAT para que seja reenviado.
Sobre ressarcimento
Caso minha inscrição não seja homologada, eu recebo o ressarcimento do valor da inscrição?
Não, de acordo com o edital, o valor da inscrição não homologada não será ressarcido.
Se eu não for aprovado(a) na prova, serei ressarcido?
Não, o valor da inscrição de candidatos(as) não aprovados(as) na prova não será ressarcido.
Caso eu não atinja a pontuação necessária para obtenção do título, mesmo com a realização da prova, eu recebo o ressarcimento do valor da inscrição?
Não, de acordo com o edital, o valor da inscrição de candidatos não aprovados não será ressarcido.
Caso eu desista de realizar a prova, eu recebo o ressarcimento do valor da inscrição?
Não, de acordo com o edital, o valor da inscrição por desistência não será ressarcido.
Após o encerramento da inscrição, é possível inserir novos documentos para análise da homologação?
Após o encerramento da inscrição é possível enviar em sede recursal os documentos comprobatórios para que sua inscrição seja homologada, desde que respeitadas as orientações contidas no edital publicado em nosso site.
Caso eu fique doente e não possa realizar a prova, eu recebo o ressarcimento do valor da inscrição?
Não, de acordo com o edital, o valor da inscrição por motivo de doença não será ressarcido.
Sobre documentação
Após realizar minha inscrição, é possível inserir mais documentos no meu processo?
É possível incluir documentos e editar sua inscrição até o último dia de inscrição previsto no Cronograma do Edital.
Completarei 48 meses com 40 horas semanais, após o encerramento das inscrições, posso me inscrever?
Não, todo tempo de experiência profissional deve ser concluído até o último dia de inscrição.
Completarei a Residência em Medicina de Família e Comunidade, após o encerramento das inscrições, posso me inscrever?
Não, a Residência deve ser concluída até o último dia de inscrição.
Completarei a Especialização do Programa Médicos pelo Brasil, após o encerramento das inscrições, posso me inscrever?
Não, todas as etapas da Especialização do PMpB devem ser concluídas até o último dia de inscrição.
Se eu perder o prazo de recursos, consigo inserir os documentos solicitados após a data?
Não, os documentos devem ser enviados de acordo com os prazos indicados no calendário do edital desde que, respeitadas as orientações contidas no edital publicado em nosso site.
Não consigo incluir os documentos nos campos correspondentes da inscrição, o que eu faço?
Segundo o edital, o sistema apenas aceitará documentos dentro dos formatos especificados e sem quaisquer tipo de caracteres especiais na nomenclatura dos mesmos, sendo vedada também, espaço entre as palavras.
Enviei os comprovantes da Grade Curricular em campos incorretos, posso corrigir?
Não, segundo o Edital, é responsabilidade do candidato verificar se todos os anexos estão corretos.
Enviei minha pontuação AUTODECLARADA da Grade Curricular de forma incorreta, posso corrigir?
Não, segundo o Edital, é responsabilidade do candidato autodeclarar toda sua experiência de forma correta, sem possibilidade de recurso para correção.
Após o encerramento da inscrição, é possível inserir novos documentos para análise curricular?
Após o encerramento da inscrição não será possível incluir nenhum novo documento para análise curricular.
Concluirei um título após o fim das inscrições, posso anexar ele durante a fase recursal?
Não, além de não ser permitido o envio de novos documentos, toda experiência profissional do candidato deve ser concluída até o último dia de inscrição.
Tirei 60 pontos, mas não autodeclarei pontuação suficiente para ter 70 pontos, posso enviar recurso e solicitar os pontos?
Não, segundo o Edital, é responsabilidade do candidato autodeclarar toda sua experiência de forma correta, não sendo possível envio de recursos para correção.
Após o encerramento da inscrição, é possível inserir novos documentos no recurso da análise curricular?
Após o encerramento da inscrição não será possível incluir nenhum novo documento para análise curricular, será indeferido todo e qualquer recurso que solicite pontos ou envie documentos que não foram informados durante a fase de inscrição para o certame.








