Com a presença de dezenas de médicos(as) de família e comunidade no 14 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, a SBMFC marcou presença no evento que contou com mais de 11 mil participantes em Brasília.
Nas atividades pré-congresso, a SBMFC participou da Oficina da Rede APS, realizada dia 28/11, que teve como temática central “A APS como coordenadora do cuidado e integrada à RAS: perspectivas internacionais”, representada por Brenda Costa, diretora de comunicação, que apresentou sobre “Experiência de integração da APS à RAS”. A atividade que foi transmitida ao vivo, com apoio da SBMFC, no canal do YouTube da Abrasco, também contou com a apresentação dos MFCs, Sandro Rodrigues (Rede APS/UFG) e Magda Almeida (Rede APS/UFC). Assista clicando aqui.
No dia 29/11, o 32 Encontro Nacional da Rede UNA-SUS comemorou os 15 anos da Universidade Aberta do SUS com uma programação focada nos desafios e o futuro do SUS-Escola. Com Brenda também na representação, a Sociedade participou da mesa de abertura do evento, que também contou com a presença de Leonardo Savassi, Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu.
“Celebrar os 15 anos da UNA-SUS é celebrar o fortalecimento do direito à saúde. Para além de um sistema assistencial, quando investimos na educação que o sustenta, criamos raízes sólidas para enfrentar as intempéries já vividas e as que ainda virão. Médicos e médicas de família e comunidade são clínicos qualificados, mas a prática exige educação permanente, diante das constantes atualizações de protocolos e da responsabilidade de atuar como recurso para a comunidade, com uma clínica voltada para o território e sustentada pela relação médico-paciente. Precisamos nos qualificar continuamente para atender, com competência e sensibilidade, a população que mais acessa esse serviço, como os 76% da população negra, reconhecendo suas especificidades e superando uma herança colonial ainda presente. É a partir dos cursos da UNA-SUS, das especializações e das residências que conseguimos enxergar, compreender e agir sobre as cores e singularidades de cada território”, indicou Brenda em sua fala, colocando a SBMFC à disposição para contribuir com a produção de cursos.
Confira mais detalhes na reportagem da UNA-SUS.
Entre os dias 30/11 e 03/12, a Sociedade recebeu o público do congresso no estande, espaço para divulgação da especialidade e atuação na defesa e valorização. Além de sorteio de coletes, os MFCs presentes ganharam bottons e pins. Centenas de pessoas passaram pelo espaço e voltaram para sua atuação conhecendo um pouco mais sobre o que é a Medicina de Família e Comunidade.
Ainda, na grade científica, especialistas em MFC compartilharam suas vivências, dentro das áreas de atuação, como Andreia Beatriz Santos, Daiane Cordeiro, Ana Melo Dias, entre muitos(as) outros(as), que engrandeceram e reforçaram a importância da APS para o SUS.
“Participar de um evento, como o Abrascão, com uma grande diversidade de profissionais que atuam na APS e não apenas médicos(as) de família e comunidade, auxilia na divulgação da nossa especialidade, além de promover a ampla atuação não apenas nas UBS, mas também fora dela, na formação, capacitação, titulação, entre outros. Muitos que passaram pelo nosso estande puderam conhecer o Valoriza MFC, além de outros projetos em andamento. Ainda, nosso espaço foi um ponto de encontro de colegas, amigos de todas as regiões do país, que puderam confraternizar, relembrar memórias e planejar a presença nos eventos em 2026”, conclui Fabiano Guimarães, presidente da SBMFC.








