A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) marcou presença na COP30, Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Belém (PA), representada por Isadora Vianna Fernandes, Departamento de Desenvolvimento Profissional Contínuo e coordenadora do Grupo de Trabalho de Saúde Planetária da entidade.
Durante o evento, no dia 12 de novembro, ocorreu o lançamento do Guia de Bolso: Mudanças Climáticas para Profissionais de Saúde e do aplicativo “Guia Mudanças Climáticas e Saúde”, ambos idealizados pelo Ministério da Saúde. A iniciativa contou com a colaboração de diversos especialistas, entre eles Isadora Vianna Fernandes, Mayara Floss, Enrique Barros e Luísa Teixeira, representantes da SBMFC no grupo de elaboração do material.
Em sua apresentação, Isadora destacou aspectos essenciais sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde humana e na prática clínica. Ela abordou como ondas de calor e frio extremos, queimadas, enchentes, secas, deslizamentos e a escassez de água potável afetam de forma mais intensa as populações vulneráveis e exigem preparo técnico e sensibilidade dos profissionais de saúde.
“Na faculdade, aprendemos a cuidar da doença e não da pessoa. É fundamental aplicarmos a lente da saúde planetária no dia a dia dos atendimentos, porque fazemos parte desse ecossistema e precisamos compreender os sintomas agravados por situações que se tornam cada vez mais frequentes. Na formação médica, raramente aprendemos a diferenciar o sofrimento causado pelo excesso de calor de uma crise de ansiedade, mas o planeta está tentando nos ensinar. A saúde dos seres é inseparável da saúde do planeta. Por isso, o guia é tão relevante para quem atua cuidando e tratando da saúde da população”, afirmou Isadora.
Atuando como médica de família e comunidade no Rio de Janeiro, Isadora também ressaltou a urgência da discussão sobre sustentabilidade no setor de saúde:
“ Tratamos diariamente doenças agravadas pelas mudanças climáticas, enquanto o setor de saúde é o quinto maior emissor de carbono. Não basta observar os efeitos das mudanças climáticas, é preciso compreender o problema como um todo e enfrentar a raiz do adoecimento do planeta.”
O Guia de Bolso e o aplicativo lançados durante a COP30 buscam oferecer informações práticas e atualizadas para que profissionais de saúde possam reconhecer, prevenir e manejar condições relacionadas às transformações ambientais. A iniciativa reforça o compromisso da SBMFC e de seus representantes com a promoção da saúde planetária e com o fortalecimento da atuação médica diante dos desafios climáticos globais.
O documento está disponível gratuitamente e pode ser acessado clicando neste link.








