A válvula aórtica bicúspide é o defeito cardíaco congênito mais comum e foi considerado uma causa frequente de dissecção da aorta. Estes pesquisadores dos EUA realizaram um estudo de coorte retrospectivo para determinar a incidência de complicações da aorta em pacientes com válvula aórtica bicúspide no Condado de Olmsted, Minnesota. Os pacientes foram acompanhados por 28 anos.
Os pesquisadores descobriram que: "A dissecção da aorta ocorreu em 2 de 416 pacientes, uma incidência de 3,1 casos por 10.000 pacientes-ano, risco relativo ajustado por idade de 8,4 se comparado à população geral do condado. A incidência de dissecção da aorta para pacientes com 50 anos ou mais na linha de base e portadores de aneurismas aórticos no inicio do estudo foi de 17,4 e 44,9 (casos por 10.000 pacientes-ano, respectivamente). De 384 pacientes sem aneurismas no início, 49 desenvolveram aneurismas no período de acompanhamento, incidência de 84,9 casos por 10 000 pacientes-ano e risco relativo ajustado por idade de 86,2. A taxa de cirurgia da aorta em 25 anos foi de 25%.
Os pesquisadores concluíram que: "Na população de pacientes com VAB, a incidência de dissecção da aorta ao longo de uma média de 16 anos de acompanhamento foi baixa mas significativamente maior do que na população em geral."
O risco de dissecção da aorta em pacientes com válvulas aórticas bicúspides pode ser menor do que se acreditava inicialmente, mas ainda é significativamente maior do que na população em geral.
Para o artigo completo, clique aqui.
JAMA 306(10):1104-1112, 14 de setembro de 2011 © 2011 American Medical Association
Incidence of Aortic Complications in Patients With Válvula aórtica bicúspides. Hector I. Michelena, Amber D. Khanna, Douglas Mahoney, et al.
Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: bicúspide, válvula aórtica, dissecção, aorta, risco, estudo de coorte retrospectivo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 30 de setembro de 2011