Comunicando Incertezas sobre prescrição de remédios para o público

Muitos remédios novos são agressivamente promovidos. O público pode não perceber que mesmo com a aprovação da Food and Drug Administration (FDA), incertezas importantes sobre os benefícios e prejuízos destes remédios permanecem. Estes autores norte-americanos avaliaram o entendimento do público norte-americano sobre o que significa um remédio ser aprovado pelo FDA e testaram como explicações breves comunicando incertezas no uso de remédios afetam as escolhas do consumidor através de um ensaio controlado randomizado com base na internet utilizando uma amostra nacional de adultos nos EUA a partir de um painel de pesquisa de aproximadamente 30.000 famílias. Um total de 2944 participantes foram randomizados a receber 1 de 3 explicações sobre um par de remédios de colesterol (1 aprovado com base apenas em um resultado substituto {colesterol baixo} e 1 com base nos resultados do paciente { redução de infarto do miocárdio}). Os participantes foram randomizados uma segunda vez para receber uma das três explicações sobre um par de remédios para dispepsia (1 recentemente aprovado e um aprovado 8 anos antes). O grupo controle não recebeu nenhuma explicação, o grupo não-dirigido recebeu algumas (para os remédios de colesterol, substitutos nem sempre se traduzem em resultados do paciente; para os remédios para dipepsia, levou um tempo para estabelecer a segurança dos novos remédios); o grupo dirigido recebeu explicações e um conselho extra para. “ Pedir um medicamento que demonstrou reduzir ataques cardíacos ou um com um histórico mais longo.”

Eles descobriram que: “Trinta e nove por cento acreditam, erroneamente, que a FDA aprova somente remédios “extremamente eficazes”; 25% acreditam, erroneamente, que a FDA aprova somente remédios sem efeitos colaterais sérios. As explicações afetaram as escolhas: 71% dos que estavam no grupo-dirigido, 71% dos que estavam no grupo não-dirigido e 59% dos que estavam no grupo controle escolheram o remédio de colesterol que reduz infarto do miocárdio (diferença absoluta, 12% para cada explicação VS Controle). Para os remédios para dispepsia, 53% do grupo-dirigido, 53% do grupo não-dirigido, e 34% do grupo controle escolheram o remédio com mais tempo de mercado (diferença absoluta, 19% para cada explicação VS Controle).”

Os autores concluíram que: “ Uma parcela substancial do público acredita, erroneamente, que a FDA só aprova remédios que sejam extremamente eficazes ou que não tenham efeitos colaterais sérios. Explicações breves iluminaram incertezas sobre os benefícios de drogas aprovadas com base em resultados substitutos e a segurança em prescrever novas drogas melhorou as escolhas. O grupo não-dirigido trabalhou as explicações tão bem quanto o grupo-dirigido.”

Os pacientes podem ser ajudados a fazer escolhas sobre medicamentos apesar de suas más interpretações do significado da aprovação da FDA.

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Arch Intern Med 171(16):1463-1468, 12 de setembro de 2011 © 2011 para American Medical Association
Communicating Uncertainties About Prescription Drugs to the Public-A National Randomized Trial. Lisa M. Schwartz, Steven Woloshin. Correspondências para Dr. Woloshin: steven.woloshin@dartmouth.edu

Categoria: HSR. Pequisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: medicamentos, percepção do paciente, FDA, incerteza, comunicação, levantamento e estudo controlado randomizado, Journal Watch
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 27 de setembro de 2011