Alergia alimentar e consumo de frutos do mar (peixes, moluscos e crustáceos) aumentou consideravelmente nos últimos 40 anos. Alergia a frutos do mar é agora a principal causa de anafilaxia tanto nos Estados Unidos quanto na Austrália. Entretanto, existe apenas um número limitado de dados descrevendo a apresentação clínica e a administração de alergia a frutos do mar. O objetivo deste estudo é descrever as características de um grande grupo de crianças com alergia a frutos do mar. Utilizando uma revisão de prontuários, os autores da Austrália coletaram dados de todas as crianças apresentadas em nosso Serviço Terciário de Alergia com uma reação alérgica a frutos do mar entre 2006 e 2009.
167 crianças possuíam um histórico de definitiva reação clínica a frutos do mar e/ou positivo desafio alimentar (103 do sexo masculino, 62%). 94% possuíam evidência de doenças atópicas coexistentes. Camarão foi o fruto do mar implicado mais comum. Um quinto apresentado com histórico de anafilaxia a frutos do mar. Mais de 50% das crianças alérgicas a crustáceos possuíam tolerância a peixes não crustáceos. Sensibilização a outras espécies de peixes se mostraram muito comuns em crianças alérgicas a peixes, com um terço notificando reações clínicas a pelo menos duas espécies; 16% desenvolveu sintomas com o vapor dos peixes. Em crianças com alergia a atum e/ou salmão, pelo menos 21% foi capaz de tolerar o peixe em alguma forma de conserva.
Os pesquisadores concluíram que: “Os frutos do mar são uma causa importante e relativamente comum de alergia alimentar em crianças australianas, apresentada com uma alta taxa de anafilaxia.”
Nós estamos como espécie imunologicamente esquecendo nossas sugeridas origens primitivas?
Para o resumo completo, clique aqui.
Annals of Allergy, Asthma & Immunology 106(6):494-501, Junho de 2011 © 2011, Elsevier
Seafood allergy in children: a descriptive study. Paul Turner, Ian Ng, Andrew Kemp and Dianne Campbell. Correspondência para Paul Turner: paulyt@doctors.org.uk
Categoria: B. Sangue/Órgãos Formados de Sangue/Mecanismos Imunes. Palavras-chave: frutos do mar, alergia, crianças, estudo descritivo, Observatório de Revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicada em Global Family Doctor 14 de outubro de 2011