Esses autores dos Estados Unidos conduziram um estudo coorte retrospectivo de crianças de todas as idades que passaram por apendicectomia utilizando dados de alta hospitalar. Eles tinham como hipótese que a apendicectomia laparoscópica (AL) seria semelhante à apendicectomia aberta (AA). Plano Estudo coorte retrospectivo utilizando dados de alta hospitalar. Eles incluíram 7650 pacientes (AL = 3551, AA = 4099).
Eles descobriram: “O uso da laparoscopia aumentou de 22% em 1998 para 70% em 2007. Em geral, os pacientes que passaram pela AL eram mais velhos (idade média, 12,8 versus 10,4 anos) e apresentavam uma taxa de perfuração mais baixa (24% versus 34). Regressão logística multivariável demonstrou que o índice de probabilidades diminuiu para infecção do ferimento (índice de probabilidade, 0,6) e drenagem de abscesso (índice de probabilidade, 0,67) após a AL se comparada à AA. Regressão linear multivariável também mostrou menor duração da hospitalização após a AL do que após a AA”.
Os autores concluíram: “Atualmente a operação preferida para crianças com apendicite, a AL foi associada a um risco menor de infecção do ferimento, drenagem de abscesso e duração da hospitalização se comparada à AA”.
Podemos esperar um uso mais frequente de apendicectomia laparoscópica em crianças.
Para ler o resumo completo, clique aqui.
Arch Surg 146(10):1118-1121, outubro de 2011 © 2011 to the American Medical Association
Apendicectomia Laparoscópica versus Aberta em Crianças – Comparação de Resultados com Base na Idade, Sexo e Estado de Perfuração. Steven L. Lee, Arezou Yaghoubian, Amy Kaji. Correspondência a Dr. Lee: slleemd@yahoo.com
Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: apendicectomia, laparoscópica, crianças, estudo coorte retrospectivo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 11 de novembro de 2011