O objetivo desse estudo realizado por autores dos EUA era avaliar o impacto de um atraso de 30 minutos no horário de início da escola no sono, humor e comportamento do adolescente. Participaram 201 estudantes entre o 9º e o 12º ano escolar que completaram o Questionário de Hábitos do Sono online antes e depois de uma mudança no horário de início da escola de 8 para 8:30 da manhã.
Eles descobriram: "Após o atraso no horário de início, a duração do sono em noites antes da escola aumentaram em 45 minutos, e a média do horário de dormir avançou em 18 minutos; a porcentagem de estudantes com menos de 7 horas de sono diminuiu em 79,4%, e os anúncios de pelo menos 8 horas de sono aumentou de 16,4% para 54,7%. Os estudantes anunciaram de forma significativa mais satisfação com o sono e experimentaram uma motivação mais efetiva. Sonolência durante o dia, fadiga, e humor depressivo foram reduzidos. A maioria das variações relacionadas à saúde, incluindo visitas a clínicas por reclamações relacionadas à fadiga, e à assiduidade nas aulas também melhorou."
Os autores concluíram: "Um atraso modesto no horário de início da escola foi associado a melhoras significantes em medidas de agilidade, humor e saúde do adolescente. Os resultados desse estudo dão suporte aos benefícios potenciais no ajuste dos horários da escola de acordo com as necessidades de sono do adolescente, ritmo circadiano e estágio de desenvolvimento."
O propósito do estudo não permitiu esboçar conclusões sólidas sobre uma relação de causa e efeito ou efeitos positivos duradouros, mas o tópico merece futuros estudos.
Para o resumo completo, clique aqui.
Arch Pediatr Adolesc Med 164(7):608-614, Julho de 2010 © 2010 to the American Medical Association
O Impacto do Atraso no Horário de Início da Escola no Sono, Humor e Comportamento do Adolescente. Judith A. Owens, Katherine Belon, Patricia Moss. Correspondências para Dr. Owens: owensleep@gmail.com
Categoria: A. Geral/Não especificada. Palavras-chave: adolescentes, escola, sono, humor, fadiga, atraso, assiduidade, antes e depois de estudo de intervenção, journal watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 3 de Agosto de 2010