Estes pesquisadores dos EUA buscaram estimar o efeito da exposição à fumaça de cigarro na gravidade da asma assim como resultados obstétricos e neonatais em mulheres grávidas que sofriam de asma. Eles realizaram uma análise secundária observacional de mulheres grávidas com asma leve a moderada-grave inscritas num estudo de coorte prospectivo observacional e num ensaio clínico randomizado (RCT). Foi dado a cada paciente um questionário de linha de base detalhando histórico de fumo e exposição passiva ao fumo em casa. Os dados sobre a gravidade da asma e resultados obstétricos e neonatais foram comparados aos dados sobre o fumo.
Os pesquisadores relatam que: "Um total de 2.210 mulheres foram inscritas: 1.812 no estudo observacional e 398 no RCT. Quatrocentas e oito (18%) mulheres relataram serem fumantes ativas atuais. Das não-fumantes, 790 (36%) mulheres relataram exposição passiva ao fumo em casa. O consumo ativo de cigarros foi associado a mais dias sintomáticos totais e mais noites com distúrbios do sono. Dentre os recém-nascidos das fumantes ativas, houve um risco maior de pequeno para idade gestacional abaixo do 10º percentil, e uma média de peso ao nascer mais baixa. Não houve diferenças na exacerbação dos sintomas ou dos resultados entre as não-fumantes com e sem exposição passiva ao fumo em casa."
Os autores concluíram que: "Dentre as mulheres grávidas com asma, o fumo ativo mas não o passivo é associado ao aumento dos sintomas da asma e anormalidades no crescimento fetal."
Este estudo descobre que o fumo ativo piora a asma e aumenta o risco de recém-nascidos pequenos para idade gestacional, mas, talvez surpreendentemente, nenhum desses achados ocorreu na exposição passiva ao fumo.
Para o artigo completo, clique aqui.
Chest 137(3): 601-608, Março de 2010 © 2010 Faculdade Americana de Médicos do Tórax
The Effect of Active and Passive Household Cigarette Smoke Exposure on Pregnant Women With Asthma. Roger B. Newman, Valerija Momirova, Mitchell P. Dombrowski, et al. Correspondências para Roger B. Newman: newmanr@musc.edu
Categoria: R. Respiratório, W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: cigarro, gravidez, asma, crescimento fetal, exposição passiva ao fumo, análise secundária observacional, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 23 de abril de 2010