As propostas de Atividades Cientificas poderão ser submetidas para apreciação e aprovação parcial ou in toten da Comissão Organizadora. As propostas poderão ou não incluir sugestão de palestrantes.
Somente os/as sócias adimplentes poderão submeter este tipo de proposta.
Os proponentes deverão informar o seu nome completo, telefone e e-mail. Caso o mesmo não se proponha a ser o coordenador ou participante da atividade, poderá informar nome, e-mail e telefone do coordenador sugerido para esta atividade.
As propostas aprovadas darão direito à isenção da inscrição e hospedagem no dia da atividade para até três participantes.
1) BASES PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS:
As propostas serão recebidas através do Formulário Eletrônico disponível no site do Congresso (FORMULÁRIOS-> Atividade Proposta) onde deverá ser especificado:
2) SEGUEM OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E PRIORIZAÇÃO DE PROSPOSTA:
3) NORMAS E REGRAS GERAIS
Uma vez que a proposta de Atividade Cientifica tenha sido apreciada e aprovada pela Comissão Organizadora, será verificado se houve sugestão ou não de palestrantes e se o autor/a da sugestão se colocou também para participar da atividade. Vale ressaltar que o responsável pelo envio não terá qualquer benefício adicional, se não tiver participação aprovada como coordenador ou participante da atividade.
OBS: O interessado em enviar uma proposta de atividade científica deve fazer contato prévio, sem compromisso, com a(s) pessoa(s) sugerida(s) por ele, com a finalidade de avaliar o interesse e a disponibilidade dos possíveis convidados.
ATENÇÂO: a comissão científica pode aceitar parcialmente, sugerir alteração de nome(s), formatação ou não aceitar a atividade na íntegra.
Uma vez aceita a proposta, fará parte da programação oficial do congresso. O autor não deve ter conflito ético em relação à atividade proposta e deve contemplar palestrantes de conhecida e/ou reconhecida experiência técnica e/ou científica na área da atividade proposta.
As temáticas das ATIVIDADES CIENTIFICAS devem estar no âmbito dos TIPOS DE ATIVIDADE E DOS EIXOS CENTRAIS e respectivos sub-itens conforme explicitado abaixo
4) TIPOS DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS
Poderão ser propostos 6 tipos de atividades e todas devem ser propostas considerando os eixos dos congressos, abaixo relacionados.
1) Mini-curso: O objetivo desta atividade é qualificar os inscritos em tema específico e relevante. O minicurso implica um compromisso teórico e formato didático-pedagógico definido. O proponente deverá especificar em sua proposta, o tema, a metodologia utilizada e os objetivos de aprendizagem, bem como as técnicas didático-pedagógicas e equipamentos necessários. A duração será de até 4 horas (podendo haver, excepcionalmente dois turnos de até 4 horas), admitindo no máximo dois ministrantes.
2) Oficina: O objetivo é comunicar e discutir experiências, num encontro de trocas, intercâmbios e ou vivências, que permitirão avançar no conhecimento sobre o tema proposto, e elaborar um produto/relatório como fruto da Oficina. Esta atividade deve ter um caráter mais focado na prática e pode ser apresentado por um ou mais oficineiros. A duração será de 2 ou 4 horas (podendo haver, excepcionalmente, dois turnos de até 4 horas). O proponente deverá especificar em sua proposta, O resumo deverá apresentar o tema, justificativa, objetivos, técnicas didático-pedagógicas e materiais necessários, admitindo no máximo três oficineiros.
3) Mesa Redonda: Deve ter até três palestrantes e um/a coordenador/a. Deve constar de um tema geral e pode haver um tema específico que será tratado por cada apresentador/a. Visa o contato dos participantes com temas de grande valor no campo da Medicina de Família e Comunidade. Preferencialmente, os palestrantes deverão ser de duas ou mais diferentes instituições. Cada apresentador terá até 20 minutos para fazer sua apresentação. O tempo total da mesa redonda será de uma hora e meia, incluindo o tempo de participação e intervenção da platéia. O resumo deverá apresentar o tema, justificativa, objetivos, além do título sugerido da apresentação de cada participante.
4) Roda de conversa ou Conversatórios : Trata-se de uma conversação grupal ou diálogo, em espaços abertos, do qual participam diferentes pessoas, agrupadas em círculo, trocando informações sobre alguma área específica, neste caso, compatível com os temas do congresso. Serão moderados por um ou dois profissionais. As propostas deverão conter tema, objetivos e principais pontos a serem abordados. A duração da roda será de uma hora até uma hora e meia e não haverá o fornecimento de equipamentos multimídia. O resumo deverá apresentar o tema, justificativa, objetivos, demais detalhes pertinentes.
5) Fórum: Reunião conduzida por um coordenador com participação de até mais dois (2) membros para discussão de assuntos de interesse, perante um público autorizado a intervir na discussão. O problema ou situação é analisado por meio de apresentações curtas nas quais são permitidas perguntas e discussão livre e onde o palestrante responde ao público, esclarecendo os pontos que possui. O resumo deverá apresentar o tema, justificativa, objetivos e demais detalhes pertinentes.
6) Conferência: Apresentação de um/a palestrante com reconhecida expertise no tema / temática. As conferências serão de, no máximo, 40 minutos. O resumo deverá apresentar o tema, justificativa, objetivos e demais detalhes pertinentes.
5) Eixos Temáticos:
Eixo 1 – Estratégia Saúde da Família: agora mais do que nunca
Eixo 2 – Técnico-Político – Sistemas e Políticas de Saúde, Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde
Eixo 3 – Abordagem Centrada na Pessoa na MFC e na APS
Eixo 4 – Abordagem Familiar na MFC e na APS
Eixo 5 – Abordagem Comunitária na MFC e na APS
Eixo 6 – Residência, Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa em Medicina de Família e Comunidade e na Atenção Primária à Saúde