As atividades pré-congresso do #CBMFC2017 reuniram mais de 700 pessoas que participaram dos fóruns, reuniões, oficina e treinamento. Com participação ativa, os congressistas debateram sobre cada assunto proposto na prática, a partir de articulações em grupo e interação.
ALASF
A atividade contemplou em torno de 150 pessoas. No período da manhã, as apresentações foram voltadas para as ligas acadêmicas de medicina de família e comunidade e a tarde com o Waynakay em processos formativos de residência e síndrome de Burnout no estudante.
Luiz Gustavo Cunha, presidente da ALASF gestão 2015-2017
Waynakay
O Waynakay Brasil é um movimento de jovens médicos de família e comunidade que engloba desde os residentes até os que saíram cinco anos depois da residência. É com sentimento de alegria que finalizamos as atividades do pré-congresso com participação de residentes e jovens médicos sendo um dia muito produtivo. Só temos a agradecer a todos que participaram desde a organização da atividade, aos palestrantes, ao público e a comissão organizadora do congresso pelo espaço que nos foi concedido.
Carlos Henrique Peloso, coordenador do Waynakay Brasil
Fórum de residência
No fórum foram debatidos aspectos gerais, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A partir da discussão será produzido um relatório, mas estamos convictos da necessidade de criação de um observatório para a residência em MFC. A diversidade foi um dos pontos chaves porque reuniu coordenadores, preceptores e residentes que compartilharam realidades diferentes. Muitas opiniões se chocaram, mas todos chegaram à conclusão que a saída é a qualificação do residente.
André Silva e José Arrojo Junior, moderador e palestrante da atividade respectivamente, ambos diretores da SBMFC.
Oficina CONASEMS
A Oficina Contribuições para o plano do CONASEMS de fortalecimento da Atenção Básica foi proveitosa e superou as expectativas. Discutimos várias sugestões para o plano de fortalecimento da PNAB com contribuições, qualificação e a criação de um canal de comunicação por meio de um e-mail.
Hisman Mohamad Hamida, secretário municipal da saúde de Goianésia, Goiás.
Fórum de Exercício Profissional
Foi uma excelente oportunidade pra falar e ouvir sobre as experiências do dia-a-dia de médicos de família de todo o país, inseridos em contextos bastante diversos.
Rodrigo Lima, um dos moderadores da atividade diretor da SBMFC.
III Encontro Nacional de Enfermagem na APS
O encontro é um espaço importante da enfermagem e alcançamos o objetivo na atividade que foi realizada durante todo o dia. Tivemos uma metodologia ativa, a partir de grupos de trabalho com discussão sobre as práticas na APS, com o intuito de buscar estratégias de incorporar na agenda de trabalho da ABEFACO pontos que são importantes no Brasil, diante do contexto nacional que estamos vivendo. A enfermagem precisa de espaço na divulgação científica e nos sentimos acolhidas no CBMFC. O encontro reuniu as cinco regiões do país com participação de outras categorias. Esses aspectos nos deixaram felizes. O feedback dos participantes foi bem positivo.
Isabella Koster e Renata Corrêa de Barros, da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO).