Prezado(a)s sócio(a)s,
A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) é a associação que representa a Medicina de Família e Comunidade no país. É uma sociedade científica, sem fins lucrativos, que tem caráter federativo, congregando as associações de Medicina de Família e Comunidade dos Estados e do Distrito Federal.
A SBMFC é composta pelos seus membros associados e seus órgãos de representatividade. A assembleia geral, o conselho diretor, formado pelos presidentes das associações estaduais, e a diretora da SBMFC são seus órgãos deliberativos. Também são órgãos de representatividade, as comissões de titulação e eleitoral, que tem caráter administrativo, e os grupos de trabalho, de caráter científico.
Fundada em 1981, a SBMFC conta hoje com aproximadamente 6600 membros associados e 20 associações estaduais. Trata-se de um universo de pessoas de grande diversidade, de distintos percursos formativos e inserções profissionais, que têm em comum o interesse pela Medicina de Família e Comunidade e pela Atenção Primária à Saúde. É a esse universo de associados que os membros da diretoria da associação buscam representar diuturnamente e pautando-se sempre no que está designado no Estatuto da SBMFC como sendo a destinação da associação.
Segundo o artigo 2º de seu Estatuto, a SBMFC destina-se a:
Diante desse conjunto de atribuições, fica evidente que a SBMFC tem posicionamento político bem definido. Defender um sistema de saúde público, uma Atenção Primária à Saúde qualificada com a participação de bons especialistas em Medicina de Família e Comunidade é claramente uma posição de cunho fortemente político. Essa posição política, entretanto, não é incompatível com o caráter institucional apartidário da SBMFC. Por sua vez, essa posição institucional isenta de um posicionamento político-partidário, é necessária para que a associação siga atendendo a outras responsabilidades estatutárias que envolvem a colaboração com autoridades governamentais no que tange suas competências.
Estando tal posicionamento estabelecido, e em conformidade com o Estatuto, cabe afirmar que a SBMFC é contrária a algumas ações, bem como alguns elementos de determinadas políticas que vêm sendo adotadas pelo atual governo federal. De fato, a associação será necessariamente contrária a medidas que prejudiquem a formação de médicos e médicas de família e comunidade, como a restrição de recursos orçamentários necessários à essa formação, a adoção de políticas de saúde que sejam contrárias ao que está estabelecido por evidências científicas.
Em relação especificamente às medidas destacadas na carta recentemente enviada à SBMFC por um grupo de membros associados e outros profissionais, podemos de antemão afirmar:
Também é importante destacar que a autonomia é outro elemento que se valoriza na atuação da SBMFC. A entidade não possui vínculos com nenhum órgão governamental. Sua receita é apurada majoritariamente das contribuições sociais dos membros associados, havendo também parcela menor da receita relacionada aos concursos de título de especialista em Medicina de Família e Comunidade e a produções científicas em parcerias com editoras da área médica ou próprias da SBMFC. A totalidade da receita apurada pela SBMFC é convertida nos repasses às associações estaduais, manutenção da secretaria e sede, manutenção do website, ações de comunicação, participação de diretores em reuniões e eventos para representação da SBMFC, recursos destinados ao apoio aos grupos de trabalho e ligas acadêmicas, além de serviços de contabilidade, taxas cartoriais, correios e afins.
A diretoria da SBMFC considera fundamental a comunicação com os membros associados. Para tal, mantém diferentes canais de comunicação em redes sociais (YouTube, Instagram, Facebook e Twitter) e também os canais formais de contato direto com a secretaria, que são o e-mail secretaria@sbmfc.org.br e o endereço e telefone da sede:
Avenida Franklin Roosevelt, 39 – Sala 1311.
Centro. Rio de Janeiro/RJ.
CEP 20.021-120
(21) 3553-1352
Por fim, a diretoria da SBMFC reafirma o compromisso a seus princípios estatutários e esclarece aos membros associados que está sempre buscando desenvolver ações que fortaleçam a especialidade, bem como defender as políticas públicas fundamentadas nos melhores conhecimentos científicos e pautadas pelos princípios da universalidade, equidade e integralidade que orientam nosso sistema de saúde. Além disso, dada a complexa conjuntura sociopolítica atual, reconhece que muitas vezes suas ações, embora permanentes e fiéis a seu posicionamento político já descrito acima, acabam não sendo necessariamente externalizadas por meio de notas ou posicionamentos públicos da entidade.
Atenciosamente,
Diretoria da SBMFC
Acesso ao documento: Mensagem aos associados_14052019