Durante a terceira edição do III Curso de Formação em Liderança de Grupos Balint, realizado entre 5 e 7 de abril, em Florianópolis, com organização do Grupo de Trabalho de Comunicação em Saúde da SBMFC, e apoio da ABEM, foi fundada a Associação Brasileira de Balint.
“A fundação da ABRABALINT é a culminância dessa parceria que recebe o reforço da ABEM trazendo o braço da Educação Médica. Com a ABRABALINT será possível reunir todas as pessoas que estão envolvidas no processo em todo país, com compartilhamento de aprendizado e experiência, como explica Jéssica Leão, uma das coordenadoras do GT de Comunicação em Saúde. Será possível a partir da fundação da associação iniciar processos de acreditação de líderes, qualificando o processo de formação. Para isto estamos recebendo o apoio da International Balint Federation (IBF) que hoje reúne mais de 20 países.Em breve estaremos filiados à IBF, permitindo um diálogo internacional para os nossos membros”, explica Luiz Fernando Chazan, presidente da ABRABALINT.
A diretoria é composta por:
Luiz Fernando Chazan – presidente
Marcela Dohms – vice
Jéssica Leão – secretaria
Beatriz Flores – tesoureiro
Gerson Costa – tesoureiro
Segundo o estatuto da nova entidade, são os objetivos da Associação:
I – Contribuir para o aprimoramento da relação “profissional de saúde-paciente”, por meio dos Grupos Balint, que permitem ampliar a consciência sobre a complexidade dos encontros clínicos ao reconhecer os elementos inconscientes desta relação e assim constituem-se como prevenção primária da iatropatogenia. Prover conhecimento e capacitação no Método Balint para profissionais de saúde;
II – Estabelecer padrões para facilitação e o processo de certificação para facilitadores/líderes de Grupos Balint;
III – Desenvolver e apresentar oficinas, seminários e outros métodos de capacitação, apoiando e supervisionando aqueles que desejam iniciar e facilitar Grupos Balint;
IV – Oferecer supervisão para os associados que quiserem aperfeiçoar a sua prática e já concluíram sua formação;
V – Publicar boletim informativo e/ou outro material relevante à teoria Balint;
VI – Promover e apoiar a pesquisa e publicações no método de Grupos Balint;
VII – Promover acesso às teorias psicanalíticas afins aos Grupos Balint;
VIII – Manter relações com a International Balint Federation (Federação Balint Internacional) e outras organizações congêneres.
Em breve, mais informações sobre como se associar e as primeiras atividades serão divulgadas.