A Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro (AMFaC-RJ) elegeu em assembleia virtual, realizada dia 25 de julho, a nova diretoria gestão 2020-2022.
A eleição que contou com chapa única foi homologada pela comissão eleitoral dia 16 de julho.
“Para os próximos 2 anos à frente da AMFAC-RJ, levamos a bagagem que cada uma e cada um traz, a confiança no coletivo e as ideias que nos movem. Entramos nessa nova gestão pelo desejo de fortalecer ainda mais a associação em sua atuação e representatividade, integrando Médicas e Médicos de Família e Comunidade (MFCs) e articulando com outras entidades e redes”, comenta Gabriel Velloso Pereira, presidente da gestão 2020-2022, em mensagem composta pela nova gestão.
O trabalho seguirá pautado na defesa do SUS e da APS fortalecidos, na equidade como princípio norteador, na promoção de ensino e pesquisa na especialidade e na valorização das práticas voltadas para o cuidado integral de pessoas, suas famílias e suas comunidades.
Entre as propostas, são destaques a busca pela integração intermunicipal no Estado, dando suporte a processos de interiorização da especialidade, nos disponibilizando a apoiar tecnicamente a implantação e fortalecimento da APS e estimulando as trocas de estágios, pesquisas e outras oportunidades entre diferentes localidades. A proximidade dos espaços de formação, como Residências, outras pós-graduações e graduações, incluindo internatos e ligas acadêmicas. E também a aproximação e maior apoio à SBMFC, tendo a AMFaC-RJ como ponte entre MFCs do Estado e a gestão nacional da Sociedade.
“Adiado pela pandemia, outro de nossos planos é a realização do próximo Congresso da AMFAC-RJ, no qual ansiamos por reunir MFCs de todo o Estado na UERJ para debater os desafios de nossa especialidade. Sabemos que os próximos anos nos guardam grandes obstáculos: sejam os antigos e persistentes, como desmontes da APS e do SUS; sejam os mais recentes, como os paradigmas pós-pandemia da comunicação, da informação (e desinformação) e das práticas de cuidado. Para encararmos esses desafios, contamos com um grupo de pessoas especiais que integram essa gestão de maneira horizontalizada, para além dos cargos de diretoria, e desejamos nos aproximar ainda mais de MFCs que estão no ensino, na pesquisa, na assistência, na gestão ou em formação”, completa.
Confira a nova diretoria da AMFaC-RJ:
Presidente: Gabriel Velloso Pereira
Vice-Presidente: Débora Junqueira Fonseca Oliveira
Diretor Administrativo: Marcio Henrique de Mattos Silva Diretora Financeiro: Rayane Cupolilo Ferreira
Diretora Científica: Débora Silva Teixeira
Diretora de Titulação, Formação e Capacitação: Rita Helena do Espírito Santo Borret
Diretora Cultural e de Divulgação: Renata Carneiro Vieira
Diretor de Exercício Profissional e Titulação: Daniel de Medeiros Gonzaga
Suplente: Carolina de Sousa Tóffoli
Suplente: Moisés Vieira Nunes
Suplente: Pedro Andrade Sá Corrêa
Diretor Residente: Milton Santos Martins da Silva
Conselho Fiscal: Clara dos Santos Leal, Julia Barban Morelli Rosas e Julia Horita Moherdaui
Comissões: Marcele Paiva, Gabriella Magalhães, Brenda Costa, Joana Coelho, Lourenço Pereira, Helder Martins, Nathalia Matola, Lorena Leão e Yuri Dutra.