A Medicina, os médicos e os pacientes passam a ter, a partir de agora uma representação dedicada exclusivamente a acompanhar toda a produção do Congresso Nacional, interagindo ininterruptamente com deputados e senadores em defesa e garantia de pautas positivas para a saúde dos brasileiros. Trata-se do NAP, Núcleo de Atuação Parlamentar da Associação Médica Brasileira, lançado hoje, 6 de outubro, na sede da AMBr, em Brasília, com participação da SBMFC, representada pela presidente Zeliete Zambon.
Em cerimônia com representantes de dezenas de sociedades de especialidades médicas e de Federadas, além da participação de deputados e senadores in loco e remota, o presidente da AMB, César Eduardo Fernandes, destacou o envolvimento de toda a diretoria e em especial da Diretoria de Assuntos Parlamentares para o êxito do projeto NAP.
“A AMB tem compromissos que, mais do que tudo, são pilares para sua ação: trabalhar por saúde de qualidade aos cidadãos e pela melhor prática da Medicina”, pontuou César Fernandes. “Assim, ao fixarmos um de nossos braços na capital da República, o fazemos com esse foco. Vamos acompanhar par-e-passo o que se passa no Congresso Nacional e colaborar com o Legislativo para proposituras em favor do acesso integral e da assistência de excelência, pela valorização dos médicos e da Medicina.”
À mesa de lançamento oficial do Núcleo de Atuação Parlamentar, marcaram presença Akira Ishida, José Eduardo Dolci, Luciano Carvalho, Jurandir Ribas, Luciana Rodrigues Silva, José Fernando Macedo e Antônio José Gonçalves, diretores da AMB. Com eles, estava o presidente da AMBr, Ognev Cosac, anfitrião da solenidade, que destacou a relevância de os médicos terem um canal direto para a interlocução com o Legislativo e com outras autoridades da saúde.
Crédito: Lailson Santos
Já Luciano Carvalho reafirmou que o NAP trabalhará para além do Parlamento, interagindo também junto a gestores e autoridades de saúde, com vistas a articular respostas e soluções consistentes para a melhor prática da Medicina e excelência na assistência aos cidadãos.
A criação do NAP mereceu elogios e apoio dos deputados Luizinho, Hiran Gonçalves, Carmen Zanotto e do senador Nelsinho Trad, entre outros. A repercussão no Congresso Nacional foi extremamente positiva.
União dos médicos
Vale registrar ainda que, por meio do Núcleo de Atuação Parlamentar, a AMB, de agora em diante, disponibiliza às Federadas e às sociedades de especialidades médicas, sem qualquer contrapartida, os seguintes serviços:
• Assessoria Parlamentar junto ao Congresso Nacional
• Consultoria Jurídica
• Estrutura física completa de Coworking em Brasília
O NAP, em suma, será a referência e representação legítima do movimento associativo junto ao Parlamento e órgãos do Poder Executivo. Suas áreas de atuação serão:
• Atender às demandas das Especialidades e Federadas
• Acompanhar toda a produção legislativa
• Interagir com os parlamentares em audiências e reuniões de trabalho
• Seguir todas as comissões legislativas nas quais tramitem propostas de interesse da medicina e da saúde dos brasileiros.