Oficina de Capacitação de Preceptores em MFC

5 de maio de 2015

Nos dias 6 e 7 de março de 2015 encerrou-se um ciclo de realização da formação de preceptores pela SBMFC com a realização da 52ª edição da Oficina para Capacitar Preceptores em MFC na USP Ribeirão Preto. Participaram 19 professores e preceptores da USP Ribeirão Preto e a Dra Denize Ornelas (SBMF). A Coordenação das atividades da Oficina foi realizada por Carmen Luiza Correa Fernandes, José Mauro C. Lopes e Lêda Chaves Dias Curra. Esta foi a última Oficina a ser realizada neste projeto, que iniciou em 2005 na gestão e que a Dra Maria Inez P Anderson era Presidente da SBMFC, continuou nas gestões dos Drs Gustravo Gusso e Nulvio lermen Junior.

Sua construção foi um processo de grande participação envolvendo médicos de família de todo país na definição do projeto, e a partir de debates foram convidados a desenvolve-la Carmen Luiza Correa Fernandes, José Mauro C. Lopes, Lêda Chaves Dias Curra e Luiz Felipe Cunha Mattos (in memoriam). O processo de validação da Oficina também foi com participação de MFCs de todo país com realização de Oficina piloto no Rio de Janeiro.

Foi um projeto pioneiro e com visão de futuro preocupado com a necessidade de qualificar a formação do MFC no Brasil nas residências existentes e nas que seriam implantadas. O projeto inicial previa realizar dez oficinas durante dois anos,  atingindo cerca de 160 profissionais. O alcance dos objetivos e sucesso do projeto foi tamanho que foram então realizadas 52 Oficinas em todas aas regiões do país, alcançando mais de 1200 profissionais que atuam na formação na graduação e residência médica em MFC.

Com o encerramento deste ciclo outro inicia com o desenvolvimento de um Curso EAD com inico previsto para segundo semestre de 2015, e elaboração de uma nova Oficina presencial para 2016.