Telediagnóstico em espirometria é oferecido gratuitamente no RS

22 de setembro de 2014

O projeto do TelessaúdeRS/UFRGS, RespiraNet, fornece telediagnóstico gratuito em espirometria para médicos da Atenção Básica no Rio Grande do Sul. O objetivo é facilitar o acesso ao exame que já está atendendo cinco macrorregiões do estado.

O espirômetro é implantado inicialmente na cidade sede de cada macrorregião, e atende a população local por um período de 45 dias para adaptação, em seguida o atendimento é expandido para a população das cidades vizinhas. Atualmente o RespiraNet está ativo em cinco macrorregiões do Rio Grande do Sul: Missioneira, Metropolitana, Norte, Vales e Serra que expandiu seu atendimento para 43 cidades no início de setembro, com sede em Caxias do Sul. Em 25 de setembro o projeto será lançado em Alegrete, que após os 45 dias de adaptação atenderá a 30 cidades da macrorregião centro-oeste.

Para solicitar o exame, os médicos que atuam na Atenção Básica/Atenção Primária do RS devem acessar o site do TelessaúdeRS/UFRGS – www.ufrgs.br/telessauders e preencher o formulário de solicitação.