NotíciasHome / Notícias / TEMFC VALORIZA PROFISSION...
TEMFC valoriza profissional e categoria 22/09/2014

As inscrições para a 17ª edição do Exame de Suficiência para Obtenção de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade (TEMFC) estão abertas e seguem até 24 de outubro de 2014. A prova escrita está marcada para 16 de novembro.

De acordo com o presidente da SBMFC, Thiago Trindade, a Medicina de Família e Comunidade (MFC) é a especialidade mais procurada atualmente no serviço público e privado, nas contratações e concursos públicos, seja para assistência ou para o ensino. “Entendemos que milhares de colegas no Brasil exercem a medicina de família, e atuam na atenção primária à saúde (APS) por anos, mas não são identificados como especialistas em medicina de família e comunidade, por não terem feito a residência ou a titulação na área”, explica o presidente.

A SBMFC estima que aproximadamente 15.000 médicos estejam nesta situação, de terem escolhido atuar na atenção primária e até hoje não foram reconhecidos como médicos de família e comunidade. “Neste sentido que convidamos a todos estes médicos a realizarem a prova de títulos de especialista em MFC, como forma de reconhecimento entre os pares, levando a uma ampliação consistente de MFC`s titulados no País, o que trará um maior fortalecimento para especialidade, possibilitando a qualificação da nossa APS”, ressalta Trindade.

O presidente da SBMFC afirma que, individualmente, os médicos titulados poderão prestar concursos públicos que exijam a especialidade MFC como pré-requisito, além de poderem ter ganhos salariais em municípios que dão gratificações ao especialista em MFC. “Mas antes de tudo acredito que a maior motivação é a certificação entre pares da sua qualidade profissional, intensificando sua identificação com a MFC, proporcionando uma melhoria de sua autoestima profissional, assim como acontece com as demais especialidades médicas”, conclui Trindade.

<< voltar às notícias

PARCEIROS

AFILIADOS