Educação em foco no último dia do Wonca Rural 2014

5 de abril de 2014

No último dia da 12ª Conferência Mundial de Saúde Rural da Wonca e do IV Congresso Sul-brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, em Gramado (RS), foram realizadas palestras, apresentações e discussões a respeito da educação. Para iniciar as sessões com o tema, James Rourke, do Canadá, fez uma apresentação oral sobre como as escolas médicas podem responder melhor às necessidades das regiões rurais.

Daniel Knupp, diretor de pesquisa e pós-graduação Lato Sensu da SBMFC, coordenou mesa sobre a criação de cursos de medicina de emergência para médicos rurais – experiência na Austrália e África do Sul, que teve como palestrante David Campbell.


Sobre experiências educativas inovadoras, Aline Correa de Souza explanou a respeito dos desafios da interdisciplinaridade na formação de profissionais da saúde, mostrando a experiência da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Já Francisco Eduardo de Campos, de Brasília, falou sobre o UNASUS e os desafios quanti/qualitativos da ampliação da capacitação em atenção primária no Brasil. Na mesma mesa, a interação Universidade-Serviços-Comunidade e responsabilidade social foi abordada por George Dantas de Azevedo, que falou sobre as lições aprendidas com a implantação do curso de medicina no interior do Rio Grande do Norte.


Nulvio Lermen Junior, presidente da SBMFC, coordenou apresentação oral e discussão em estilo oficina. Na ocasião, Steve Reid, da África do Sul, falou sobre a pedagogia para a saúde rural.