Homenagem na cerimônia de abertura

7 de junho de 2013

 No dia 30 de maio, na abertura oficial do 12º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade alguns especialistas foram homenageados. São eles: 

– Medalha SBMFC – Médico de Família e Comunidade de destaque no Brasil – Vitor Moreschi Filho

Victor Moreschi é médico de família e comunidade há 18 anos no município de Curitiba. Atuou como preceptor no primeiro serviço de residência em medicina de família e comunidade do Paraná. É uma grande referência para várias gerações de médicos de família no estado do Paraná e em todo o Brasil.

– Medalha Luiz Felipe Cunha Mattos – Preceptor de destaque na área da APS/MFC – Cláudia Mota Carvalho

Doutora Cláudia Mota Carvalho – médica de família e comunidade da unidade básica de saúde do Morro da Liberdade, atuando na mesma equipe de saúde da família há 13 anos. Ela também é fundadora e preceptora do serviço de residência em medicina de família e comunidade do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas.

– Prêmio Bárbara Starfield – Pesquisador de Destaque na Área da APS/MFC – Erno Harzheim

Doutor Érno Harzheim médico de família e comunidade, com doutorado em medicina preventiva e saúde pública e pós-doutorado em epidemiologia. Professor adjunto do departamento de medicina social e professor permanente do programa de pós-graduação em epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

– Prêmio Ian McWhinney – Docente de Destaque na Área da APS/MFC – Gustavo Diniz Ferreira Gusso

Doutor Gustavo Diniz Ferreira Gusso, médico de família e comunidade, mestre em medicina de família pela universidade de Western Ontário, nos Estados Unidos. É doutor em ciências médicas pela universidade de São Paulo. É membro efetivo do Wonca e professor doutor da disciplina de clínica geral da Universidade de São Paulo. Ex-presidente da sociedade brasileira de medicina de família e comunidade (Gestão 2008-2010 / 2010-2012).

– Prêmio Bertrand Edward Dawson – Gestor de Destaque na Área da APS/MFC – Daniel Ricardo Soranz

Doutor Daniel Ricardo Soranz médico especialista em medicina de família e comunidade, mestre em saúde pública pela fundação Oswaldo Cruz. Professor/pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz). Atualmente é subsecretário de atenção primária, vigilância e promoção da saúde do município do Rio de Janeiro.