Conheça o representante brasileiro na OPAS/OMS

18 de dezembro de 2012

Em entrevista ao Portal Da Inovação o representante da Opas Brasil, Joaquín Molina, falou sobre as prioridades de sua gestão, da contribuição do Brasil para a melhoria da situação de saúde na Região das Américas e dos desafios dos sistemas de saúde com o avanço das doenças crônicas.

Molina destacou ainda a ferramenta desenvolvida pela Opas Brasil, desde 2008, para facilitar o intercâmbio de experiências no setor saúde, os Laboratórios de Inovação. Ele afirma que a estratégia será ampliada em sua gestão e contribuirá para aprimorar o Sistema Único de Saúde.  “A Opas Brasil tem dois desafios: continuar colaborando com o Brasil para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde e colaborar na identificação de experiências bem sucedidas, que no Brasil são inúmeras, para sistematizar e, na medida do possível, ajudar a implementá-las em outros países”, destacou Molina.

Molina defendeu a ampliação do escopo dos trabalhos dos Laboratórios de Inovação, desenvolvidos pela área de Sistemas e Serviços de Saúde da Opas Brasil com diversos parceiros do setor saúde (Ministério da Saúde, Conass, Conasems, Conselho Nacional de Saúde, Agência Nacional de Saúde). “Primeira medida quando cheguei ao Brasil foi conhecer a metodologia dos Laboratórios de Inovação, e gostei muito do que foi apresentado. Outras áreas da Opas também vão trabalhar com essa metodologia, como por exemplo, Saúde da Família, Saúde do Adolescente, trânsito”, explica.

Leia entrevista completa aqui