NotíciasHome / Notícias / 10 MILHÕES DE BRASILEIROS...
10 milhões de brasileiros são diabéticos 14/11/2012

Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos tem diabetes tipo 2, o equivalente a 7,6 milhões de pessoas. Juntos, o diabetes tipo 1 e 2, atingem um total de 10 milhões de pessoas. “Trata-se de uma doença na qual os níveis de açúcar no sangue estão mais altos que o normal, fator que se persistir pode levar ao infarto, derrame, doenças nos rins, danos aos nervos e perda de visão. O tipo 2 é a mais comum, e o controle não é tão difícil quanto muitas pessoas imaginam”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Dr. Nulvio Lermen Jr.

Ainda de acordo com dados do MS, somente no Brasil, aparecem 500 novos casos por dia. Como forma de alertar sobre a doença a Organização Mundial da Saúde institucionalizou o dia 14 de novembro com o Dia Mundial do Diabetes.

Nulvio explica que a alimentação saudável e o incentivo à prática de exercícios físicos desde a infância são medidas fundamentais na prevenção da doença. “Há alguns anos atrás o fator genético era supervalorizado, hoje sabemos que a adoção de hábitos de vida saudáveis e a manutenção de um peso adequado são preponderantes para definir o desenvolvimento ou não na doença”, conta.

O MFC sugere ainda algumas mudanças no cardápio que podem atuar a favor de uma vida mais saudável, como dar preferência para saladas, vegetais, cereais integrais, peixe, feijão e outras carnes e evitar açúcar branco ou mel. “Prevenir o diabetes é simples e faz parte do atendimento de um médico de família e comunidade, pois esse profissional acompanha o paciente como um todo. Por isso, pode orientar e também identificar a doença desde o início”, conclui.


Tipos mais freqüentes de diabetes

• Tipo1 - DIABETES MELLITUS INSULINODEPENDENTE
Geralmente ocorre em crianças, jovens e adultos jovens e necessita de insulina para o seu controle.

• Tipo 2 - DIABETES MELLITUS NÃO INSULINODEPENDENTE
É o tipo mais frequente de diabetes, aparece geralmente após os 40 anos de idade.

• DIABETES GESTACIONAL
É o tipo que aparece na gravidez, sobretudo se a mulher: tem mais de 30 anos, tem parentes próximos com diabetes, já teve filhos pesando mais de 4 Kg ao nascer, já teve abortos ou natimortos, é obesa ou aumentou muito de peso durante a gestação.

Como se manifesta
Um dos sintomas mais comuns, sobretudo no diabetes tipo I e no tipo II descontrolado é sentir muita fome (Polifagia). Já no diabetes tipo I ou tipo II descontrolado ocorre perda de peso, ao contrário do diabetes tipo II que normalmente registra ganho de peso, além de desânimo, fraqueza e cansaço físico.

Estes sintomas são os mais frequentes e eles não aparecem isolados. No diabetes tipo I eles surgem de maneira rápida e no diabetes tipo II eles podem estar ausentes ou aparecem de forma lenta e gradual.

<< voltar às notícias

PARCEIROS

AFILIADOS