Encontro debate formação e trabalho em MFC

4 de outubro de 2012

As dificuldades na formação e o trabalho das equipes da Estratégia de Saúde da Família e Comunidade estiveram em debate no Conselho Federal de Medicina (CFM), no I Encontro Internacional das Câmaras Técnicas e III Fórum de Medicina de Família e Comunidade do CFM, na última quarta-feira, 3/10.

O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Nulvio Lermen Jr., e o diretor financeiro Cleo Borges, estiveram presentes no encontro que contou ainda com a presença da presidente da Confederação Iberoamericana de Medicina de Família (CIMF), Maria Inêz Padula, apresentando um histórico sobre a especialidade no Brasil.

Após a conferência de Inez Padula sobre a Estratégia de Saúde da Família no Brasil, o diretor de Programa da Secretaria do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proencço de Oliveira, falou sobre as perspectivas da residência médica em áreas prioritárias para o SUS nos próximos anos. Proenço apresentou um panorama sobre a distribuição de vagas dos programas de residência pelo país e chamou a atenção para a desigualdade na distribuição. “Precisamos ampliar a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Os vazios nas na formação são cada vez mais alarmantes e preocupantes”, destaca.

Também participou do evento Veronica Casado, representante da Sociedad Española de Medicina de Familia e Comunitária (SEMFYC), que proferiu conferência sobre orientações a políticos e gestores profissionais de saúde quanto à organização e docência em Medicina de Família e Comunidade.

Confira na próxima SBMFC News o balanço completo do encontro.

Fotos: divulgação