Balanço III Congresso AMFaC-RJ

16 de agosto de 2012

Realizado na última semana de julho, entre os dias 26 e 28 de julho, o III Congresso da Associação de MFC do Rio de Janeiro (AMFaC-RJ) e a 2ª Jornada Rio–Espírito Santo MFC foram marcados por momentos importantes, como a cerimônia de posse da nova diretoria da SBMFC, biênio 2012-14 e intensos debates sobre o futuro da MFC como a Conferência de Abertura apresentada por Maria Inez Padula Anderson e que discutiu o Estado da Arte da Medicina De Família E Comunidade no Brasil.

Estiveram presentes mais de 630 congressistas e 150 palestrantes. O número de trabalhos inscritos ultrapassou 140. Além disso, a presidente do encontro, Andrea Augusta Castro destacou a presença do ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, da Secretária de Saúde de Petrópolis, Aparecida Barbosa da Silva, do diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB), Hêider Aurélio Pinto, entre outras autoridades e nomes importantes para a MFC. Andrea afirma ainda que o saldo do III Congresso foi muito positivo. “Percebemos um aumento da participação de médicos a cada ano, seguindo o movimento de crescimento da MFC no Estado do RJ e acompanhando nossa preocupação com a qualificação desses profissionais. Posso dizer que foi muito satisfatório”.

O tema central do encontro abordou os impactos da estratégia PSF na saúde dos brasileiros, apresentado pela MFC Claunara Shilling e motivou reportagem da Agência Brasil.

O evento ocorreu no mesmo local em que há 31 anos foi fundada SBMFC. O fato foi referenciado durante a cerimônia de posse da diretoria, biênio 2012-14, por Inez Padula, também esteve à frente da Sociedade na gestão 2006 – 2008. A MFC lembrou que há três décadas a entidade era criada em Petrópolis, durante um Congresso da Academia de Educação Médica.