Diretoria da SBMFC (gestão 2012-14) toma posse

2 de agosto de 2012

Tomou posse no dia 28 de julho a nova diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), responsável pela gestão da entidade nos próximos dois anos – 2012 a 2014.

Marcada por um sentimento de evolução, fortalecimento e consolidação das conquistas da Sociedade alcançadas ao longo dos anos, a solenidade de transição dos dirigentes foi realizada em Petrópolis (RJ), durante o III Congresso da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro (AMFaC-RJ).

Prestigiaram a posse grande parte da nova diretoria; a presidente da Confederação Ibero-americana de Medicina Familiar (CIMF), a MFC brasileira Maria Inez Padula Anderson; e, representando o Ministério da Saúde no ato, Hêider Aurélio Pinto, atual diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB).

Inez, que também esteve à frente da Sociedade na gestão 2006 – 2008 referenciou o momento como sendo histórico para a MFC no Brasil, pois há 31 anos a entidade era criada em Petrópolis, durante um Congresso da Academia de Educação Médica.

Em seu discurso de mudança da diretoria, o até então presidente, Gustavo Gusso, agradeceu a todos que apoiaram, de forma direta ou indireta, por todo empenho despendido ao longo dos quatro anos em que esteve à frente da Sociedade (2008-10 / 2010-12).

“Deixamos a marca da Sociedade da MFC que cresceu desde 2001, valorizada, por diretores do MS, DAB, AMB, e também pelos pares”. Gusso lembrou que a história da SBMFC continua. “Tudo começou a 31 atrás e teremos de manter os esforços sempre. A carreira cresce, conforme a Sociedade cresce. Depende de todos nós”. O MFC reforçou ainda que nada se faz sem recursos e que a Sociedade se orgulha de construir sua história pautada na filosofia da isenção de conflito de interesses, ou seja, sem apoio da indústria farmacêutica.

Para fechar a cerimônia da posse, o novo presidente, Nulvio Lermen Jr., manifestou se se sentir honrado por poder dar sua contribuição a Sociedade nos próximos anos. Ele agradeceu todos os diretores da gestão anterior pelo empenho e avanços conquistados ao longo do percurso e declarou seu compromisso de continuar a promover o fortalecimento e aperfeiçoamento da Medicina de Família e Comunidade.

Lermen Jr. advertiu que haverá muito trabalho pela frente, sendo os três principais desafios a concretização do primeiro congresso brasileiro de MFC no Norte do País, que será em 2013, na cidade de Belém do Pará; a realização do Congresso mundial de medicina rural (Wonca Rural), que acontece em Gramado, em 2012; e, por fim, o primeiro mundial de MFC que terá como sede o Brasil em 2016, na cidade do Rio de Janeiro.

Por fim, Lermen Jr. entregou às mãos de Gustavo Gusso uma homenagem à toda diretoria por suas contribuições e feitos em prol da MFC e da Sociedade.


Legenda Foto: (da esq. Para a dir.) Paulo Poli, secretário geral; Emílio Rossetti Pacheco, Diretor de Titulação; Oscarino dos Santos Barreto Jr., Diretor de Exercício Profissional; Heider Aurélio Pinto, diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB); Nilson Massakazu Ando, Diretor de Medicina Rural; Gustavo Gusso, ex-presidente; Nulvio Lermen Jr., Presidente; Maria Inez Padula, Presidente CIMF; Ruth Borges Dias, Diretora de Comunicação e Cultura da AMMFC e Juliana Oliveira Soares, Diretora Científica.


Compromissos

Heider Aurélio Pinto aproveitou o momento para reafirmar o compromisso do DAB e do próprio MS com a SBMFC e com a Atenção Primária. O diretor do Departamento ressaltou a importância da esfera governamental em apoiar, dar força e potencializar o conjunto de ações que vem sendo desenvolvidos pela Sociedade.

Segundo ele, há uma série de esforços que têm sido realizados com o objetivo de estruturar, qualificar, valorizar a APS e os profissionais que vestem a camisa do serviço, como os MFCs. De acordo com Pinto os recursos da Atenção Básica aumentaram 40%, com previsão de ampliação no próximo ano, o que será revertido em concretização das ações de melhoria.

Neste ano, Pinto revelou que será anunciado um conjunto de medidas referentes à residência médica e a formação específica dos profissionais, que por ocasião do encontro, o diretor referenciou especificamente à MFC. “É muito importante ter a parceria da SBMFC. Teremos vários debates na junto a Sociedade antes de publicarmos estas medidas”.

Em relação ao fomento e aos encontros científicos da entidade, Pinto reforçou o compromisso de apoio do MS tanto no de medicina de família rural (Wonca Rural) quanto no nacional (12º CBMFC).

De acordo com Pinto, o MS vive um momento de adaptação, em que houve mudanças na lógica na relação do Ministério com a sociedade civil no âmbito do financiamento, com a Portaria SAS/MS 141. “Estamos resolvendo esta questão, para estabelecermos uma relação sólida com a SBMFC”, relatou.

Confira algumas das conquistas da SBMFC na gestão anterior, que foram lidas na cerimonia de abertura pelo secretário executivo da Sociedade, Rogério Machado.(foto ao lado)

SECRETARIA E SEDE

• Reestruturação da secretaria executiva e formação de equipe de trabalho
• Mudança do estatuto (eleições diretas)
• Mudança da sede jurídica
• Definição da sede fixa da SBMFC no Rio

 

 

CONVÊNIOS

• Assinatura e execução do convênio 1927/2008
• Assinatura e execução do convênio 0691/2009
• Administração e prestação de contas dos convênios 4566/2005 e 3532/2007

SITE

• Desenvolvimento do novo site
• Desenvolvimento do sistema de automação de cobranças (boletos e débitos) e novas ferramentas

EVENTOS

• Organização WICC / 2009
• Organização do 10 CBMFC / 2009