I Congresso de MFC no Norte discute desafios enfrentados na região

4 de maio de 2012

Os desafios do acesso à Atenção Primária de qualidade na região Norte do País, a prevenção quaternária e os cuidados paliativos foram pauta de discussão do I Congresso Norte de MFC, realizado pela Associação Paraense de Medicina de Família e Comunidade (APAMFC), com apoio da SBMFC e Ministério da Saúde, entre os dias 22 e 25 de abril, simultaneamente ao XVI Congresso Médico Amazônico.

Multiprofissional e interdisciplinar o encontro reuniu médicos de família e comunidade, residentes e profissionais da saúde. Segundo o presidente do Congresso e da APAMFC, Yuji Magalhães Ikuta, o encontro contribuiu para aprimorar e divulgar a especialidade na região. Opinião compartilhada pelo MFC Núlvio Lermen Junior, que assumirá a presidência da SBMFC em agosto deste ano e participou do Congresso. Segundo ele, esta primeira edição representa um grande avanço para o fortalecimento da MFC no Norte. “Este é um passo importante para agregar valor à especialidade e é de grande valia para colocar a MFC e a APS em voga entre os estudantes e médicos da região”, ponderou Lermen Junior.

Também participaram o atual presidente da Sociedade, Gustavo Gusso, e dos MFCs Marcelo Garcia Kolling, Marco Túlio Mourão (CE), Leonardo Savassi (MG), Marcelo Colin (PR), Paulo Figueiredo (PA), Cibele Pereira (PA), Nilson Ando (AM) e de irmã Monique Bourget (SP).

Além da programação científica, houve ainda o pré-lançamento do 12º Congresso Brasileiro de MFC, que será realizado em Belém no ano de 2013 e será o primeiro a ter como sede uma capital do Norte do País. Também ocorreu durante o Congresso a divulgação do livro “Tratado de Medicina de Família e Comunidade – Princípios, Formação e Prática”, que teve seu lançamento oficial realizado em 27 de abril, durante o III Congresso Sul-Brasileiro de MFC, realizado dias 26 a 28 de abril, em Florianópolis. Confira a cobertura na SBMFC News 149.