Ministro participa da inauguração de Clínica da Família no RJ

22 de março de 2012

Ministério da Saúde vai financiar o trabalho das equipes na unidade com R$ 767,6 mil por ano.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a presidenta Dilma Rousseff participaram, nesta quarta-feira (21), da inauguração da Clínica da Família Joãosinho Trinta, instalada na Parada de Lucas, zona norte do Rio de Janeiro. A nova unidade contará com seis equipes de saúde da família, duas de saúde bucal e trinta e seis agentes comunitários de saúde, e capacidade para atender os 20 mil moradores da região. O governo federal vai investir R$ 767,6 mil por ano para custear o trabalho das equipes.

Durante a inauguração, que teve a presença do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do prefeito da capital, Eduardo Paes, o ministro ressaltou o acerto do Rio de Janeiro em investir na Atenção Básica, não apenas como forma de resolver os problemas de saúde dos cariocas, mas, principalmente, como ação de prevenção às doenças. "Estou muito feliz em participar de um dia histórico como este. Com mais essa clínica já são dois milhões de cariocas sendo acompanhados por um médico da família que está muito próximo do lugar onde eles residem", enfatizou Padilha. ."Ter um prédio com excelente estrutura e que oferece condições adequadas de trabalho às equipes é imprescindível, mas a alma da saúde são os profissionais. Por isso, instituímos o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, que possibilita ao município que qualificar suas Unidades Básicas de Saúde receber mais incentivo federal." Alexandre Padilha se referiu a estratégia Saúde Mais Perto de Você, lançada ano passado, que prevê mais recursos para àquelas unidades básicas de saúde que comprovarem qualificação das equipes e dos serviços.

A presidenta Dilma Rousseff afirmou que o povo brasileiro merece o que há de melhor em saúde. Segundo ela, a Clínica da Família terá um atendimento de qualidade e servirá como exemplo a ser seguido na área da saúde. “Hoje é uma dia especial porque estamos demonstrando para o Brasil que é possível fazer uma clínica com essa qualidade, uma clínica da família com essa qualidade. E essa clínica da família resolve e modifica a qualidade da atenção básica para homens, mulheres e crianças do nosso país”.

Instalada em Parada de Lucas, no subúrbio, a Clínica da Família Joãosinho Trinta é a 57ª Clínica da Família inaugurada na cidade, e seu nome homenageia o carnavalesco Joãosinho Trinta, que morreu em dezembro do ano passado. O ministro também comentou a homenagem feita ao carnavalesco. "Ele deve estar muito feliz porque já dizia que essa história de que pobre não gosta do que é bom era coisa de intelectual e essa clínica da família é um luxo de estrutura e também de excelentes profissionais", finalizou Padilha.  

Fonte: Portal da Saúde