11º CBMFC – Multiprofissional, multidisciplinar e internacional

27 de junho de 2011

Multiprofissional, multidisciplinar e internacional

Conteúdo científico extenso e atual, programação cultural voltada à humanização e espaços para debate político garantiram profundidade ao 11º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC). 

Do Jornal do Congresso – Ed. 03 de 26/06/2011 – por Rodrigo Moraes

Foi com as palavras do título desta reportagem que o presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, definiu o conjunto das programações e atividades do 11º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), encontro realizado entre 23 e 26 de junho de 2011, em Brasília (DF). Em seu último congresso à frente da Sociedade, Gusso ressaltou o sucesso do encontro, o número expressivo de participantes e, principalmente, a intensividade dos debates e a participação dos congressistas nas mesas-redondas, paineis e demais atividades. “O congresso foi, ainda, de vanguarda, por ter trazido como destaque um tema novo e complexo, como a pornoprevencão.”


De acordo com o presidente do 11º CBMFC, Sandro Rodrigues Batista, quando o projeto foi iniciado dois anos atrás, a Comissão Organizadora sabia que este teria de ser um congresso que superasse todos os anteriores. “Sob esse aspecto, conseguimos trazer uma programação científica de qualidade, mas também envolver um pouco de emoção, no sentido de formar um congresso mais humano, e muito interessante. Precisávamos resgatar um pouco da energia das pessoas, essa capacidade de batalhar, de buscar melhorias para a nossa especialidade, colocar para fora os pensamentos e as emoções.”


Para a Irmã Monique Bourget, do Hospital Santa Marcelina, o CBMFC é uma ótima oportunidade de reencontrar pessoas. “Sob outro aspecto, cada vez mais o congresso está se tornando de fato mais clínico, mais técnico e onde se discute a prática.” De acordo com a Irmã Monique, chama atenção o interesse das pessoas em participar desse encontro, “principalmente ver jovens médicos, residentes e alunos de Medicina. Traz um ânimo a mais, pois percebemos que há uma continuidade”. Outro fator de destaque do encontro é a qualidade dos palestrantes, a discussão de problemas clínicos e o encaminhamento baseado em evidências.


O médico residente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Marcos Pedrosa considera que o Congresso agradou muito aos que vieram com expectativa de um espaço de educação permanente, de atualização e contato com outras experiências. “Muito relevante a ideia do espaço das práticas e relatos de experiência. Às vezes nos encontramos em uma situação difícil e, desta maneira, percebemos ser possível que em outras regiões do País você tenha um grupo que lide com as mesmas questões de maneira efetiva, com soluções inovadoras.”


Aspecto político


Entre as virtudes do 11º CBMFC, a importância da politização esteve contemplada na presença de autoridades nas áreas de Atenção Básica e Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde. “Quando se poderia imaginar, por exemplo, um médico que trabalha em um município pequeno do interior do Amazonas tendo a oportunidade de discutir com o diretor do DAB, que é a maior autoridade do País com relação à atenção primária? Isso foi possível nesse encontro, em um ambiente democrático”, lembrou Batista. O CBMFC teve discussões sobre a nova política de atenção básica do Ministério da Saúde, modelos de APS, alternativas e necessidades da formação acadêmica e da residência médica, da pós-graduação, entre outros temas de relevância para a Medicina de Família e Comunidade.


Congresso em números
3476 congressistas inscritos
1083 da região Centro-Oeste
232 palestrantes
26 palestrantes internacionais
850 médicos associados à SBMFC
1050 médicos não-associados
22 estandes de expositores
50 colaboradores para os estandes
33 recepcionistas

Imagens do Congresso

É possível acessar o registro de fotos do 11º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC) no facebook da SBMFC . Se você ainda não acompanha a Sociedade nas redes sociais, basta adicioná-la e acompanhar as informações ali postadas. No twitter busque por @sbmfc

Jornal do Congresso 

Durante o 11º CBMFC, foi entregue o Jornal do Congresso, publicação especial de cobertura do encontro. Foram três edições, distribuídas nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2011 a todos os Congressistas. 

Confira reportagens das palestras, mesas redondas, rodas de conversas, atividades culturais do encontro e as entrevistas com grandes especialistas. 

Edição nº 01 – distribuída em 24/06/11

Edição nº 02 – distribuída em 25/06/11

Edição nº 03 – distribuída em 26/06/11