NotciasHome / Notcias / MFC PERDE UM CONE MORR...
MFC perde um cone morre Barbara Starfield 13/06/2011

MFC perde um ícone – morre Barbara Starfield

A notícia da morte da professora Barbara Starfield foi recebida com extremo pesar pela diretoria da SBMFC e os milhares de especialistas brasileiros. A professora faleceu na sexta-feira, dia 10 de junho de 2011, em sua casa, na Califórnia. O motivo aparente foi um problema coronário enquanto nadava em sua piscina.

Ícone da medicina de família e comunidade, Dra. Starfield inspirou o trabalho de muitos dos MFCs, sendo exemplo de cuidadora incansável e defensora do exercício da profissão com base no amor e, sobretudo, cuidado ao paciente, por meio do estabelecimento de um elo de confiança e doação de si ao outro.

Por tudo que representou em vida, por seu legado, Barbara ficará para sempre na memória de todos e, certamente, influenciará a futura comunidade de MFCs e profissionais da Atenção Primária, em suas tantas obras e na forma como praticou e defendeu uma saúde justa, decente e igualitária para todos.

  

"A SBMFC esta de luto pela morte da Professora Barbara Starfield. Foi uma das pessoas que mais ajudaram a atenção primária brasileira tanto com suas publicações quanto com sua generosa presença. Nunca exigiu nada para vir ao Brasil sequer passagem em classe especial ou algum hotel mais confortável. Sempre respondia aos nossos pedidos de colaboração com muita energia e disposição. Era uma idealista e se mostrava motivada com os rumos da America Latina nos últimos anos. Esta para sempre guardada nas nossas memórias e é fonte constante de inspiração intelectual. Muito obrigado, Barbara!!!!"

Gustavo Gusso
Presidente da SBMFC

Leia nota oficial da Wonca 

 

Crédito imagem/home SBMFC - Photos from the Opening Ceremony Thursday 14 May and the Closing Ceremony Saturday 16 May:  por Jacob Crawfurd

Crédito imagem desta nota: University of California, Riverside

 

<< voltar s notcias

PARCEIROS

AFILIADOS