Presidente da SBMFC participa de encontro em Portugal

28 de março de 2011


O presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, participou este mês do 28º Encontro Nacional de Clínica Geral, realizado de 16 a 19 de março, em Vilamoura (Portugal), pela Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (APMCG). Confira como foi o evento

O presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, participou este mês do 28º Encontro Nacional de Clínica Geral, realizado de 16 a 19 de março, em Vilamoura (Portugal), pela Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (APMCG).

A convite de seus anfitriões, Gusso acompanhou os quatro dias do evento que integrou política e desenvolvimento científico. “Foi um período de muito aprendizado. Os MFCs portugueses se firmaram como profissionais fundamentais cientificamente para o sistema de saúde, tal qual as nações mais desenvolvidas e socialmente justas do mundo todo”, relatou o presidente.

Outro destaque foi a presença de representantes do Governo, como da ministra e cinco deputados da Comissão de Saúde (um de cada partido) que, em conjunto com os MFCs, discutiram soluções para um problema que ameaça o desenvolvimento da Medicina Familiar: como formar novos especialistas, já que a expectativa para os próximos anos é de um grande número de aposentados.

Também chamou atenção a polêmica sobre a proposta de "doses mínimas", apresentada pelo Professor Doutor do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE) da Faculdade de Medicina de Lisboa, António Vaz Carneiro, temática debatida em mesa que contou com a participação de farmacêuticos.

Na ocasião, Gusso teve oportunidade de apresentar as fortalezas e deficiências da APS/ESF brasileira. “Falei da incerteza que as mudanças de governo nos trazem e contextualizei as dificuldades, já que o Japão é o único com mais de 100 milhões de habitantes com um sistema público, de fato, universal. Então, me dei conta que se eles estão em uma nova crise econômica, nós nunca superamos a crise institucional”.

Como balanço final, o encontro trouxe esperança ao presidente da SBMFC, pela superação das dificuldades enfrentadas pelos portugueses, semelhantes as que o Brasil vivencia hoje. Leia mais sobre o congresso no Jornal Médico de Família