CRM-AM institui Câmara Técnica de MFC

1 de março de 2011

Em fevereiro, foi instituída no Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM) a Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade (CT-MFC). Como representantes, foram nomeados os especialistas Ricardo César Garcia Amaral Filho, Mauro Magaldi Lins e Odilon Rodrigues Santiago Junior.

Este novo espaço para a MFC é considerado por Amaral uma grande conquista e o início de um vínculo maior com o Conselho. “Esperamos mostrar a importância de nossa especialidade para a sociedade e, principalmente, no próprio meio médico/acadêmico, desta forma fortalecendo a Atenção Primária à Saúde com conhecimento e massa crítica”, relata.

Como diretriz inicial desta empreitada, serão traçadas formas de motivar os médicos a acompanharem as transformações na APS do AM com a implantação de novas unidades do Programa Estratégia Saúde da Família e os benefícios que isto representa à saúde da região, o que segundo o MFC, contribuirá para reverter a visão criada no estado de médicos de pouca formação e baixa resolutividade, decorrente principalmente das peculiaridades da estrutura de quando implantada a ESF, com unidades de menos de 50 m2.

Legenda: Dr. Amaral, em palestra durante o 10º CBMFC)
Crédito: Melissa K. Amaral