Dilemas Éticos em MFC

24 de janeiro de 2011

Programado para 29 de março, o encontro “Dilemas Éticos em Medicina de Família e Comunidade”, organizado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), trará a discussão a influência da indústria farmacêutica na prática médica e o dever ético da categoria diante da questão. Para se inscrever acesse www.cremers.org.br.

Na última semana, a temática foi tema de discussão na imprensa, por meio de matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo sobre a existência de conflitos de interesse por parte das entidades de classe envolvidas na elaboração do Projeto Diretrizes (CFM/AMB).

Diante da afirmativa de que todos estariam sob influência, o presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, encaminhou nota a repórter responsável pela redação da reportagem, esclarecendo que a Sociedade tem consciência da existência de conflitos de interesse na produção de pesquisas, artigos científicos ou elaboração de diretrizes e condena tal prática. “Nenhuma das nossas ações como Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade ou Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade aceitamos qualquer incentivo direto ou indireto da indústria farmacêutica. Como também participamos do Projeto Diretrizes é importante ressaltar que nem todas as entidades envolvidas possuem este conflito e não cabe, portanto, a generalização”, relatou no documento.

Até o presente momento, a SBMFC participou da elaboração de 13 diretrizes publicadas e, em todos eles, declarou inexistência de conflito de interesses.

Confira também

Diretrizes clínicas para Saúde Suplementar elaboradas com apoio da SBMFC


Novo ministro da Saúde recebe presidente da SBMFC