24.01 – Dia Mundial do Hanseniano

24 de janeiro de 2011

24.01 – Dia Mundial do Hanseniano

Nesta segunda-feira (24/01), é celebrado o Dia Mundial do Hanseniano. De acordo com o diretor de exercício profissional da Sociedade, Cleo Borges, existem ainda pontos que dificultam o tratamento, especialmente no setor público, como acessibilidade, falta de capacitação dos profissionais e a falsa idéia de que a hanseníase "acabou" em algumas partes do País. Frente a esta realidade, muitos estados organizaram ações de conscientização da hanseníase.

A temática despertou o interesse da grande imprensa, como foi o caso do jornal “A Gazeta de Cuiabá”, no Mato Grosso, em que o Dr. Borges falou sobre prevenção, tratamento e qualidade de vida do hanseniano e exame de seus contactantes. A matéria deve ser publicada em 25 de janeiro, em reportagem especial sobre a doença, no caderno “Cidades”.

No Brasil, há aproximadamente 45 mil casos de hanseníase diagnosticados. Confira aqui a tabela de números de casos por Estado conforme dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Vigilância em Saúde do MS (DEVEP/SVS/MS)