Surpresas marcam solenidade de abertura

14 de dezembro de 2010

Não foram só o grande número de pessoas ou o calor que marcaram o primeiro dia do Congresso Nordeste de MFC. Na mesma noite, durante a solenidade de abertura, a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde (DAB), Claunara Schilling Mendonça, trouxe na bagagem um importante anúncio aos presentes. “Conquistamos mais uma vitória para a APS e a MFC nacional”, declarou a diretora. Tratava-se da publicação no Diário Oficial da União da portaria de nº. 3.839, que garante o investimento de R$ 12 milhões ao longo de 2011 no programa Estratégia Saúde da Família (ESF). “Esta portaria foi lançada para estimular a presença de MFCs no programa e, a residência médica é ‘padrão-ouro’ para os profissionais exercerem com excelência a APS no Brasil”, declarou. (entenda a portaria)


Claunara aproveitou para dizer o quanto a alegrava o número de participantes reunidos no Congresso e propôs aos presentes a reflexão como alcançar a APS de qualidade, qual tipo de profissional estão sendo formados e anunciou ser o padrão-ouro como meta da próxima década, reforçando ser a RM ferramenta fundamental para a Saúde da Família.


“Precisamos ter prazer na profissão que escolhemos, ter orgulho da APS, atender não só a população, mas nossos familiares e, sobretudo, desejarmos fazer carreira e nos aposentar na ESF. Lembro-me de uma frase do presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, de que sua filha era atendida pela equipe de ESF, denotando sua confiança e esperança na Saúde da Família”. A diretora salientou ainda que o salário atrai os profissionais, mas não os fixa. Para assegurar a evolução da ESF, foram elaboradas 13 ações para o futuro, a serem apresentadas para a próxima gestão do Governo.

Leia também

Outros encontros da especialidade realizados em Dezembro de 2010

III Congresso Paulista de MFC

2º Congresso Sul-Brasileiro de MFC