Imunização contra vírus H1N1 começa em março

29 de janeiro de 2010

Dividida em quatro etapas, a campanha nacional de vacinação contra o vírus H1N1, organizada pelo Ministério da Saúde (MS), acontecerá entre os dias 8 de março e 7 de maio e deve imunizar até 62 milhões de pessoas, de acordo com o ministro da saúde, José Gomes Temporão.

Na etapa inicial, de 8 a 19 de março, serão vacinados os profissionais da saúde como médicos e enfermeiros além da população indígena. Na segunda etapa, de 22 de março a 2 de abril, pessoas com doenças crônicas, como obesidade mórbida, diabetes e crianças maiores de seis meses e menores de dois anos também serão imunizadas. Gestantes terão o prazo estendido até 7 de maio.

A terceira etapa da vacinação, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, imunizará adultos de 20 e 29 anos. Na última fase, de 24 abril a 7 de maio, serão vacinados apenas idosos com doenças crônicas.

Desde o início da pandemia, 209 países confirmaram casos da doença. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 14.142 morreram por incidência do vírus. Informe-se pelo site http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11048 

O presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, participou da reunião entre as sociedades de especialidade e o Ministro da Saúde que antecedeu o anúncio para a imprensa.

Acesse os slides do programa aqui