APMFC e Secretaria Municipal de Saúde lançam curso preparatório para o TEMFC

12 de junho de 2018

A Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC) deu mais um passo importante para sua história. No último dia 9 de junho, foi realizada a primeira aula presencial do curso Competências Essenciais em Medicina de Família e Comunidade para aproximadamente 100 médicos que atuam na Atenção Primária na cidade de São Paulo, que irão prestar a prova de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade (TEMFC). A 25ª edição do TEMFC será realizada durante o Congresso Sudeste de Medicina de Família e Comunidade, em outubro, na capital paulista. O curso, que contemplará 100 médicos, tem apoio do SUS, CEDEPS e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, com realização da APMFC e SBMFC.

Participaram da mesa de abertura, Renato Walch, médico de família e comunidade, presidente da APMFC, Denize Ornelas, diretora de Exercício Profissional da SBMFC e Jane Abrahão Marinho, coordenadora de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

“Além de 100 médicos que participarão do curso e farão a prova de título, a Secretaria irá inscrever mais 100 médicos e 200 profissionais de diversas categorias, totalizando 400 profissionais da rede SUS de SP no I Congresso Sudeste de MFC. Essa parceria visa à melhoria na capacidade de atendimento e também promover a titularidade para os profissionais que atuam na Atenção Básica”, explicou Jane Abrahão Marinho, durante sua fala.

No entanto, Renato abordou o conhecimento que a APMFC tem sobre a dificuldade dos médicos que atuam na rede municipal e que a Associação busca, cada vez mais, a qualificação desses profissionais para atender aos pacientes. “Fazer uma parceria desse porte com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo nos deixa muito felizes e animados. O curso é dinâmico e tem a proposta de propiciar um bom desempenho aos candidatos à prova de título de especialista em medicina de família e comunidade”, comemora. A primeira aula presencial foi ministrada por Walch, com o tema “Os princípios da MFC“, com discussão de caso clínico e abordagem da importância da especialidade os sistemas nacionais de saúde baseados em APS.

Ainda na abertura, Denize Ornelas, coordenadora do curso, ressaltou a importância de um médico de família e comunidade ser titulado, pois garante não só a qualificação, mas o fortalecimento da especialidade como um todo. Informações sobre a historia da especialidade no Brasil como o início das residencias em medicina de família e comunidade na década de 1970, o reconhecimento em 1985 pelo CFM e instauração do Título de especialista junto a AMB em 2002, foram compartilhadas. "Desejo que não conquistem somente o Título, mas que sejam preceptores, se tornem ativistas, propagadores e entusiastas da Medicina de Família e Comunidade”.

Além disso, a médica de família e comunidade, que também atua na diretoria da APMFC, ressaltou que todos os docentes do curso, que terá duração de 20 semanas, trabalharão voluntariamente, preparado as aulas durante o seu tempo livre e cedendo todos os direitos autorais a APMFC. “Todo esse esforço, esperamos que seja recompensado com muitos especialistas titulados e novos sócios para APMFC/SBMFC”, conclui.

O curso será online com dois encontros presenciais. Além da aula realizada dia 9, uma Oficina da Habilidades de Comunicação está agendada para dia 11 de outubro, durante as atividades pré-congresso, no Memorial da América Latina.

O objetivo do curso firmado em parceria entre a APMFC e Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Secretário Wilson Modesto Pollara, é qualificar o profissional que atua na Atenção Básica, a partir do Currículo por Competências da SBMFC. Ao todo, são 20 módulos, que serão ministrados entre junho e outubro, por meio de plataforma online, com abordagem de temas como Abordagem Familiar e Comunitária; Cuidado Domiciliar; Gestão e organização do processo de trabalho; Diabetes; Hipertensão; Obesidade; Dislipidemia;  Pré-natal; Puericultura; Transtornos Mentais – todos focados na prática no Médico de Família e Comunidade.

Parte da turma que usufruiu do conteúdo presencial do curso