Possibilidades do futuro dos Cuidados Paliativos serão discutidas no CBMFC

19 de outubro de 2017

Dia 14 de outubro foi o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos e pequenos avanços foram notados no último ano em relação ao cuidado paliativo na atenção primária. Novas experiências em todo o país fazem eco aos documentos da Organização Mundial da Saúde publicados nos últimos anos os quais evidenciam e defendem a necessidade de que o cuidado paliativo seja uma modalidade de cuidado oferecida na atenção primária. Por razões diversas, o tema agora se faz presente de forma definitiva na grade de congressos e eventos dos cuidados paliativos e da atenção primária.   

O Congresso da ANCP em Bento Gonçalves e WONCA 2016 foram os primeiros passos de uma longa caminhada. Tais congressos ofereceram uma ênfase não dada anteriormente ao tema em terras brasileiras. Agora teremos pela frente o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade em 2017 em Curitiba e as notícias são muito boas. Pôsteres, rodas de conversa, apresentações orais e atividades do GT de Cuidados Paliativos da SBMFC são parte da programação do Congresso em Curitiba.

Convidamos todos para que se façam presentes nessas atividades, para que possamos trocar experiências e conhecimento nos dia 3 e 4 de novembro,  os quais estarão concentradas tais atividades. Se caminharmos todos juntos, nossos passos serão escutados pela força e firmeza dessa marcha em prol do acesso ampliado ao cuidado paliativo para a maioria da população que dele necessita e que não tem acesso.

O “sermos escutados” depende só de nós. Façamos com que nossos passos sejam ouvidos.

Um abraço a todos

Santiago Correa, coordenador do GT de Cuidados Paliativos da SBMFC