MFCs são condecorados na Ordem do Mérito Médico pelos serviços prestados no exercício da medicina

18 de outubro de 2017

 Dois médicos de família e comunidade foram condecorados em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao País no exercício da medicina na classe Ordem do Mérito Médico, recebida das mãos do Presidente da República Michel Temer e do Ministro da Saúde Ricardo Barros, em cerimônia no Congresso Nacional, dia 17 de outubro. São eles, Aureo Augusto, da Bahia e Carmen Luzia Correa Fernandes, do Rio Grande do Sul, que recebeu a condecoração a partir de indicação da SBMFC para o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.

Aureo Augusto Caribé de Azevedo, médico de família e comunidade, com trabalho de destaque na Bahia, é formado na Faculdade de Medicina (UFBA) e atua na Unidade de Saúde da Família no povoado de Vale do Capão, na Bahia. O médico tem experiência com a medicina alternativa denominada Neohipocratismo ou Naturopatia. Há 33 anos na comunidade, ele observa a alimentação dos pacientes e tem foco no processo de reeducação, estimulando o consumo de hortaliças e plantas medicinais no combate a doenças. A outra linha de tratamento em paralelo à reeducação alimentar, é o uso de plantas medicinais. Na horta construída no quintal do posto de saúde, é possível encontrar plantas como a mil-folhas, que possui propriedade anti-inflamatória e malmequer, cujo chá serve para a higienização de ferimentos, além do guaco, utilizado para estimular a expectoração. 

“Foi muito bom receber a condecoração por dois motivos: primeiro pela questão pessoal, eu sou uma pessoa dedicada, procuro trabalhar da melhor maneira, fazer um trabalho decente e também participo de uma equipe que é muito boa e dedicada. E por esse prêmio me senti reconhecido a nível nacional, claro que a população que nós atendemos reconhece muito nosso trabalho, o posto é muito cuidado pela população, mas a condecoração atingiu uma dimensão inesperada e isso é muito bom. E o outro aspecto é a visibilidade que dá uma chance de defender o SUS, a Estratégia de Saúde da Família e as práticas integrativas e eu me senti muito bem com isso”, comemora Aureo.

 

Preceptora de muitos médicos de família e comunidade de destaque no país, Carmen, que é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1983), cita que a cerimônia foi muito emocionante. “Éramos 12 homenageados e representei a Atenção Primária, o ministro ao final da cerimônia reforçou a importância desta. Houve espaço para falar da parceria da SBMFC com o Ministério e do papel do MFC no acesso da população, na qualificação que buscamos na intersecção com o nível secundário e terciário. Agradeci ao Ministério que possibilitou formar preceptores que hoje estão na residência, universidade e mestrados e doutorados qualificando a formação de profissionais para o SUS. Terminei falando da Estratégia da Saúde da Família e a mudança de que indicadores em saúde após a introdução da estratégia que tem o MFC como elemento orientador. Eu pessoalmente estou muito feliz pelo reconhecimento de todo o trabalho feito pela SBMFC e a escolha do meu nome para representá-la”, comemora.

Atualmente é médica do Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre. Tem experiência na área de ensino e clinica como preceptora com ênfase em Medicina de Família e Comunidade e Terapia de Família e Casais. Pós- Graduada em Saúde Mental Coletiva. Mestre em Epidemiologia.Co-Autora do Curso para Capacitar Preceptores da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade – Ministério da Saúde.

 

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo facebook do Ministério da Saúde e pode ser acessada pelo link: https://www.facebook.com/minsaude/videos/1777557258929549/.