Jornada Paraense de MFC supera expectativas de público e trabalhos inscritos

28 de agosto de 2017

Organizada pela Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (Limfac), a I Jornada Paraense de Medicina de Família e Comunidade, realizada nos dias 25 e 26 de agosto, superou as expectativas. Com apoio da SBMFC e da APAMFC, o evento reuniu mais de 180 participantes com 184 trabalhos inscritos entre pôsteres e comunicação oral.  Entre os temas abordados, a Atenção Primária, com foco no acesso e cuidado centrado na pessoa, foi proferida por Paulo Poli, vice-presidente da SBMFC. “Apesar de ser uma jornada, o tamanho e potência foram de um congresso regional devido ao número de participantes formado não só por estudantes, mas por residentes, médicos, enfermeiros e outros profissionais”. Ainda segundo Poli, que também é presidente do CBMFC 2017, a programação foi intensa com várias atividades diferentes entre oficinas, mesas e assuntos importantes para a Atenção Primária.

A Limfac existe há seis anos e surgiu com um grupo de alunos que queria aprender mais sobre APS. “Era um grupo pequeno, que ainda estava se descobrindo na Universidade. Hoje, depois de muito trabalho em equipe e muita vontade de fazer dar certo, a Limfac é uma liga sólida, com atividades e pessoas voltadas a uma mesma causa: construir uma APS de qualidade. E foi com essa maturidade de grupo que promovemos a Jornada, uma proposta de evento diferenciada, em que pudemos compartilhar experiências, discutir desafios e propor resoluções dentro da realidade paraense”, explica Camila Maia, membro da Liga que passou recentemente o cargo de presidente para Vitória Arroyo.

Camila ainda ressalta que cada momento da Jornada foi pensado com muito carinho, em temáticas atuais e pertinentes, e com o objetivo de ser acessível a todos: graduandos, profissionais da saúde e gestores. “Além disso, foi perceptível o grande potencial científico em APS em várias faculdades do Pará, que não havia sido explorado por nenhum evento regional da área até então”, conclui.

Os membros da Liga e Associação Paraense estarão no CBMFC com trabalhos científicos e a próxima atividade regional será o Congresso Paraense de Medicina de Família no ano de 2018.