Carta de Pelotas: o papel do médico de família no futuro do cuidado paliativo do Brasil

19 de junho de 2017

 Na manhã do dia 15 de junho tivemos em Pelotas o I Seminário de Cuidados Paliativos e Medicina de Família. Esse seminário foi parte do III Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul.

 

Apresentaram- se no Seminário Erika Lara (GO) Guilherme Gryschek (SP), Maria Goretti Maciel, ex- presidente da ANCP (SP), Carla Mazuko representando o Projeto Estar ao Seu Lado- Cuidados Paliativos na Atenção Primária (RS)  e Santiago Rodríguez Corrêa (RS). O seminário teve a presença de muitos profissionais da atenção primária além de alunos com interesse no tema assim como colegas de outros níveis de atenção e especialidades.

 

Ao final do seminário foi lida o documento "Carta de Pelotas: o papel do médico de família no futuro do cuidado paliativo do Brasil".  Tal documento trata do interesse do médico de família em ser parte integrante do processo de mudanças acerca do cuidado paliativo no Brasil além da necessidade de ser reconhecido como parte importante do processo de cuidado de quem precisa dessa modalidade de cuidado no Brasil.

 

A carta foi entregue ao Presidente da ANCP, Daniel Forte visando à participação dessa entidade nesse processo de discussão. 

 

O "Projeto Estar ao Seu Lado- Cuidados Paliativos na Atenção Primária" e o GT de Cuidados Paliativos da SBMFC agradecem à Professora Julieta Fripp e sua equipe por ter cedido espaço para discussão do tema assim como à Professora Maria Goretti Maciel por ter aceitado o convite para tratar do tema. Muito obrigado pela atenção e disposição de vocês duas em contribuir com o crescimento dessa discussão. O agradecimento também se estende aos palestrantes assim como ao Presidente da ANCP Daniel por ter comparecido e enriquecido a discussão. 

A Carta pode ser acessada neste link.