Abre Aspas

1 de dezembro de 2016

Jornal Saúde da Família Ed. 38

Abre Aspas

“O Rio de Janeiro foi uma das cidades que começaram mais tarde a expansão da atenção primária no Brasil, portanto temos um sistema jovem. Esse prêmio não é apenas do Rio, ele é de todos.
Gostaria de agradecer a toda essa rede maravilhosa de atendimento que temos hoje – é preciso dizer que ela é feita de muitas pessoas. (…) A cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) e as Clínicas da Família são o maior legado e a maior conquista desta cidade nos últimos oito anos. Isso só nos enche de orgulho e hoje temos a satisfação de apresentar esse trabalho durante o maior congresso da especialidade no mundo. É uma honra tê-los aqui. Muito obrigado a todos e um ótimo congresso.”

Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, durante o discurso de recebimento do prêmio WONCA Global Health Award, oferecido a países que têm se destacado na expansão da medicina de família e comunidade.

“É uma grande honra assumir a presidência da WONCA. As pessoas estão vindo comentar que sou a primeira mulher presidente da WONCA e, sim, isso é ótimo, mas na prática acredito que o significado seja muito maior do que isso. Essa questão representa uma nova dimensão. É claro que existem muitas médicas na especialidade, mas até que se tenha visto uma mulher em um papel de liderança, as pessoas tendem a acreditar que não podem assumir o protagonismo da atuação em suas organizações. À medida que existam diferentes perfis de liderança, todos passam a se sentir inseridos no grupo. Celebro a presença de uma mulher à frente da entidade, mas claro que nosso trabalho será feito para todos os médicos, independentemente de gênero, etnia, credo, orientação sexual ou idade. A missão da WONCA é fazer a medicina de família e comunidade crescer em todo o mundo. Conhecemos os benefícios que ela traz para os sistemas de saúde como um todo. Falamos muito sobre cobertura universal de saúde e sabemos que isso só será viável a partir de uma estrutura condizente de atenção primária. Por isso, a presença dos médicos de família na atenção primária facilita muito esse trabalho.

Acredito também que temos de priorizar a atenção aos mais pobres ou em estado de vulnerabilidade. Por isso, quero focar particularmente a equidade no atendimento.

Finalmente, precisamos cuidar dos próprios médicos, para que eles tenham os recursos ideais, qualidade, entusiasmo e espírito de equipe para fazer esse árduo trabalho. Obrigado a todos pela confiança e parabéns, Brasil, pela organização de um encontro de tanto sucesso como foi o WONCA 2016.”

Amanda Howe, presidente da WONCA (2016-2018), que assumiu oficialmente o cargo durante o congresso.

“Gostaria de agradecer a todos os mais de cinco mil participantes deste congresso, que trouxeram conhecimento, participaram de atividades científicas e culturais, aprenderam, ensinaram, trocaram experiências e, claro, também puderam se divertir ao longo dos cinco dias de evento. Obrigado!”

Gustavo Gusso, presidente da 21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família

"A WONCA saúda os médicos de família do mundo na bela cidade do Rio de Janeiro. Agradeço aos nossos anfitriões e aos médicos de família do Brasil por toda a preparação e o trabalho realizado para tornar esta conferência um extraordinário evento de saúde global. Saúdo em especial aqueles que estão aqui em sua primeira conferência mundial da WONCA. Peço a gentileza que essas pessoas se levantem para receberem uma salva de palmas. Sejam bem-vindos à nossa família de médicos de família WONCA."

Michael Kidd, presidente da WONCA (2013-2016), durante a cerimônia de abertura.
Clique aqui e confira a íntegra (em inglês) do discurso.

http://www.globalfamilydoctor.com/AboutWonca/PresidentsBlog/WONCAPresidentsaddressRiodeJaneiro2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Termina um grande congresso de encontros, partilhas, conhecimentos, desafios, danças e abertura de coração! Voltamos para casa renovados nas nossas missões de fazer melhor para os nossos pacientes e nossas comunidades! 
#Wonca2016 #Now,morethannever!

Comentário postado em uma rede social pela Irmã Monique Bourget, médica de família e comunidade


“Logo após a Apresentação oral no Congresso Mundial de Medicina de Família (Wonca 2016).

Mostrando meu trabalho.
Trocando experiências.
Fortalecendo as bases.
Recarregando as energias.
Partilhando os sonhos.
Revendo os amigos.

"Now, more than ever!"
#wonca2016
Comentário postado em uma rede social pelo MFC
Tony Wendell