Riscos com Agonistas Beta-2 de longa duração em crianças

Estes pesquisadores americanos realizaram uma meta-análise de ensaios clínicos controlados para caracterizar o risco de eventos graves relacionados à asma com o uso de Agonistas Beta-2 Adrenérgicos de longa duração. Pacientes foram analisados de acordo com grupo etário (isto é, 4 a 11, 12 a 17, 18 a 64, e > 64 anos). O desfecho primário foi um composto de internação, entubação e morte. O uso de corticosteróides inalados (CI) também foi examinado.

Estes pesquisadores descobriram: “Cento e dez testes com 60.954 pacientes foram incluídos na meta-análise. A diferença da incidência de eventos compostos para todas as idades foi de 6,3 eventos em 1000 pacientes utilizando BALD comparado com os que não utilizavam BALD. A maior diferença entre incidentes foi observada no grupo de 4 a 11 anos de idade (30,4 eventos em 1000 pacientes-ano). Diferenças de acordo com idade foram estatisticamente significantes. Resultados para o subgrupo de pacientes com uso concomitante de CI (n = 36.210) foram similares aos resultados gerais. Com a atribuição de CI (n = 15.192), a diferença na incidência foi de 0,4 eventos em 1000 pacientes-ano, e não houve diferença estatisticamente significante de acordo com grupo etário.”

Os pesquisadores descobriram: “O excesso de eventos graves relacionados à asma atribuíveis a BALD foi maior entre crianças. Dados adicionais são necessários para avaliar os riscos do uso de BALD para crianças com uso simultâneo de CI.”

Agonistas Beta-2 de longa duração apresentam maiores riscos para crianças menores de 12 anos.

Para o resumo completo, clique aqui.

Pediatrics 128(5):e1147-e1154, Novembro de 2011 © 2011 American Academy of Pediatrics
Idade e Riscos de Agonistas Beta-2 receptores de Adrenérgicos de longa duração aprovados por FDA. Ann W. McMahon, Mark S. Levenson, Bradley W. McEvoy, Andrew D. Mosholder, Dianne Murphy.

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: longa duração, agonistas beta-2, asma, crianças, morte, meta-análise, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 20 de dezembro de 2011