Ingestão regular ou aumentada de água podem melhorar dores de cabeça recorrentes

Investigações publicadas anteriormente sugerem um efeito positivo no aumento da ingestão de água sobre a dor de cabeça, mas um ensaio controlado randomizado não foi feito. O objetivo deste estudo foi o de investigar os efeitos do aumento da ingestão de água sobre a dor de cabeça. Este consistiu em um estudo controlado randomizado nos cuidados primarios com dois grupos e um período de acompanhamento de 3 meses. Pacientes eram incluídos caso tivessem passado por dois episódios de dor de cabeça moderadamente intensa ou pelo menos cinco episódios medianamente intensos por mês e um total de ingestão de líquidos de menos de 2,5 l/dia. Ambos os grupos receberam instruções por escrito sobre redução de estresse e estratégias de melhoria do sono. O grupo de intervenção adicionalmente recebeu a instrução de aumentar a ingestão diária de água em 1,5 L. Eles randomizaram 50 pacientes do grupo de controle e 52 pacientes do grupo de intervenção. As principais medidas de resultados foram Avaliações da qualidade de vida específicas para enxaqueca (MSQOL) e quantidade de dias com pelo menos dor de cabeça moderada por mês.

Beber mais água resultou em uma melhora estatisticamente significante de 4,5 pontos na MSQOL. Além disso, 47% do grupo da água relatou uma grande melhora (6 ou mais em uma escala de 10 pontos) nos efeitos percebidos pela intervenção contra 25% do grupo de controle. Entretanto, beber mais água não resultou em mudanças relevantes na quantidade de dias com pelo menos dor de cabeça moderada.

Os pesquisadores concluíram: “Considerando os efeitos subjetivos positivos observados, parece razoável recomendar a pacientes com dores de cabeça que tentem esta intervenção não invasiva por um curto prazo para avaliar se suas experiências melhoraram.”

Seria interessante ver tentativas de subclassificação dos tipos de dor de cabeça e com números maiores no total e, portanto, em cada subclassificação.

Para o resumo completo, clique aqui.

Family Practice publicada online 23 de novembro de 2011 © 2011 Oxford University Press
Um teste randomizado sobre os efeitos da ingestão regular de água em pacientes com dores de cabeça recorrentes. Mark Spigt, Nico Weerkamp, Jaap Troost et al. Correspondência para Mark Spigt: m.spigt@maastrichtuniversity.nl

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: desidratação, dietoterapia, dor de cabeça, enxaqueca, fisiopatologia, ingestão de água, teste randomizado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicada em Global Family Doctor 20 de dezembro de 2011