Graduação - Ligas AcadêmicasHome / Formação em MFC / Graduação

ALASF

 

Quem somos?

A Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Saúde da Família (ALASF) é parceira da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e atualmente, é composta apenas por acadêmicos, sendo 11 diretores gerais e 25 diretores regionais (cinco de cada região brasileira) e acolhe mais de 85 ligas espalhadas pelo Brasil, cujas temáticas abrangem a Medicina de Família e Comunidade (MFC), a Atenção Primária em Saúde e assuntos relacionados.

 

Histórico

As primeiras articulações para um espaço destinado a acadêmicos envolvidos com ligas de MFC partiram de discussões na “II Mostra de Medicina de Família e Comunidade na Graduação”, no 8° Congresso Brasileiro de MFC, ocorrido entre os dias 15 e 18 de junho de 2006, em São Paulo. A partir desse evento, surgiu o Encontro Nacional de Ligas Acadêmicas de Medicina de Família e Comunidade (ENLAMEFAC) que passou a ser realizado a cada Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC) a partir daquele ano. Em 2015, no VI ENLAMEFAC em Natal, a coordenação da ALASF, que era composta por poucos estudantes, passou a ter pelo menos um representante dos 5 estados brasileiros o que marcou a ampliação da Associação até o modelo atual de gestão.

 

Objetivos

- Estimular experiências e discussões entre discentes de todo o país, seja em eventos ou através das redes sociais (inclusive, qualquer acadêmico pode fazer parte, entre em contato para saber como!);

- Organizar intercâmbios para alunos da graduação em unidades de saúde com programas de Residência em MFC;

- Promover pesquisas científicas multicêntricas com todas as ligas cadastradas;

- Buscar maneiras de diminuir o custo para estudantes participarem de congressos da especialidade, auxiliando em descontos de alojamento ou deslocamento, por exemplo;

- Construir espaços de integração e discussão nesses eventos através do nosso Stand e do ENLAMEFAC, que ocorre a cada dois anos nos CBMFC, onde inclusive ocorrem as eleições para a chapa da diretoria;

- Divulgar informações pertinentes à especialidade através de nossa revista (http://www.alasf.com.br/revista), site (http://www.alasf.com.br/) e página do Facebook (https://www.facebook.com/alasfmfc1/).

- Fomentar a participação em atividades complementares de formação relacionadas a temas médicos e gerais da saúde.

- Desenvolver produtos personalizados para divulgar a MFC de um jeito diferente. Dentre eles:  camisetas, bottons, bloco de notas e canecas.

 

Fale conosco

Se você é um acadêmico e faz parte de alguma liga ou simplesmente tem interesse em MFC, entre em contato conosco pelo e-mail alasf.mfc@gmail.com! Estamos à disposição!

 

 

Para saber mais sobre a ALASF e como participar dela, clique aqui. (http://www.alasf.com.br/)

 

PARCEIROS

AFILIADOS